
Inglaterra 1966 (Esta da foto abaixo foi utilizada no jogo Inglaterra x Argentina).
Porque futebol não é uma questão de vida ou de morte.
É muito mais importante que isso. - Bill Shankly
Inglaterra 1966 (Esta da foto abaixo foi utilizada no jogo Inglaterra x Argentina).
Se em anos “normais” a Segundona Gaúcha é deixada em 10º plano, imaginem em ano de Copa do Mundo. Mas no ano da graça de 2010 Ela ainda está em disputa e na sua fase derradeira. Então, vamos ao que realmente interessa no futebol mundial.
Na tarde de hoje, o Cruzeiro atingiu o acesso para 1ª Divisão. Fundado em 1913 (portanto inspirador do Cruzeiro de Belo Horizonte e não o contrário, como muitos desavisados pensam), campeão gaúcho de 1929, o clube estrelado não disputa a 1ª divisão há 32 anos.
O acesso chega com uma rodada de antecedência, e para obter o título (sem dependência do outro jogo) deve empatar a próxima partida, fora de casa, contra o também postulante a uma das vagas, Lajeadense.
Na partida da tarde de ontem, o Cruzeiro venceu o Brasil de Farroupilha, pelo placar de 3 x 2, chegando aos 10 pontos conquistados. Mas a vitória foi dramática. Um primeiro tempo fácil e tranquilo: 3 x 0 para o Cruzeiro. Já na segunda etapa, o pavor: o Brasil marca dois gols, tornando o empate uma ameaça real. Para alegria cruzeirista, manteve-se assim até o final. No outro jogo da rodada, o São Paulo (outro clube que teve o nome copiado no centro do país) empatou em casa com o Lajeadense, comprometendo sua aspiração de conseguir o acesso.
Aliás, esta rodada foi polêmica também fora de campo. A Federação Gaúcha de Futebol determinou que as partidas fossem disputadas no mesmo horário. Como o Cruzeiro não possui iluminação artificial em seu campo, o jogo do São Paulo, que estava marcado para às 20h30min, foi antecipado para a tarde, para revolta da torcida e direção rubro-verde. O São Paulo, pelo caráter decisivo da partida e pelos públicos recentes no Aldo Dapuzzo, contava com casa cheia para empurrar a equipe. Com a mudança, claramente prejudicial para os planos do São Paulo, a direção do clube cogitou até mesmo abrir os portões para a torcida (fato que não sei se ocorreu).
Apesar de jogos no mesmo horário colaborarem para a lisura de qualquer campeonato, esta não era a última rodada, e mesmo com o líder (Cruzeiro) jogando de tarde, independente do resultado da partida Cruzeiro x Brasil, os clubes envolvidos no jogo de Rio Grande teriam que lutar pela vitória, não restando qualquer espaço para combinação de resultado entre os adversários. Além disso, Porto Alegre conta com o estádio do Passo D’Areia, com iluminação artificial e melhores condições para a transmissão da TV (que, com o jogo no horário da tarde, teve que disputar atenção com o jogo da Copa do Mundo). Se fosse para manter a decisão de jogos no mesmo horário, seria mais lógico que o jogo do Cruzeiro fosse colocado de noite, em outro estádio da capital, não prejudicando as torcidas (pelo horário) e nem punindo o clube que possui sistema de iluminação, como de fato acabou ocorrendo.
Mesmo com estes argumentos a FGF manteve a decisão, alimentando a justificada revolta são-paulina e certas teorias conspiratórias. Isto porque, parte da torcida do São Paulo, já desde a 2ª rodada deste quadrangular, acha que é desejo de muitos que o Cruzeiro dispute a 1ª divisão, poupando a dupla Gre-Nal de mais uma viagem ao interior.
De qualquer maneira, a equipe e torcida cruzeirista nada tem a ver com isto e merecidamente obtiveram o acesso e, quem sabe, o título da Segundona 2010.
Para os outros clubes envolvidos, resta o consolo de que todos possuem chances (apesar de apenas o Lajeadense não depender de outro resultado), senão vejamos tabela e próxima rodada:
Classificação atual:
1º Cruzeiro.........10 pontos
2º Lajeadense ...07
3º Brasil..............05
4º São Paulo........05
Última rodada:
Brasil-Fa x São Paulo
Lajeadense x Cruzeiro
A Segundona Gaúcha chega ao fim e mais uma vez não são apenas os apontados como favoritos conseguem o acesso.
Parabéns ao Cruzeiro pela conquista do acesso, dentro da mais inóspita e peleada competição do país.
E a Copa 2010 encerrou hoje sua primeira rodada. Quase tudo dentro do esperado, inclusive as infernais vuvuzelas (também conhecida como corneta de plástico, para quem tem mais de 6 anos de idade) . O narrador do Sportv, Milton Leite, relatava hoje no jogo entre Espanha x Suíça, que no vôo que levava a equipe para Durban, as aeromoças pediam, entre os procedimentos habituais de segurança, que não tocassem as cornetas durante o trajeto. Quer dizer, dentro dos estádios é uma mania dos locais, mas entre os alcoolizados turistas, virou um inferno nas cidades que recebem os jogos, levando o maior shopping da África do Sul a também proibir o toque do berrante em seus domínios.
Mas hoje elas foram silenciadas pela goleada charrua contra os donos da casa. Os 3 x 0 tocados pelos uruguayos, além de abrir cancha rumo à classificação celeste, quebrou com um jejum em Copas que durava desde 1990 (5 jogos sem vitória, desde Uruguai 1 x 0 Coréia do Sul, no referido ano). Infelizmente não pude assistir a esta partida, mas os comentaristas diziam que o Uruguai iria ser mais ofensivo (em relação ao primeiro jogo). Não sei se foi este o motivo dos 3 gols, resta ver o VT.
Dos jogos que assisti, o melhor até aqui foi Espanha x Suíça. E não pela propalada técnica da Fúria, que até esteve presente, mas pelas duas propostas distintas de jogo, em que a Suíça saiu vitoriosa e com grande mérito. A Suíça, apesar de não levar gols em Copas a não sei quantos jogos (só sei que tenta quebrar o recorde da Itália em minutos sem tomar gols) é meio que vista com escárnio, até porque a mesma facilidade com que tem em se defender, é inversamente proporcional na hora de fazer gols. Mas além deste quase folclore que se criou, ao menos no jogo de hoje a Suíça mostrou-se uma equipe realmente sólida na defesa, com boa saída de jogo (para padrões de times europeus-retrancados), ainda que escassas. Sofreu um contra-ataque de perigo, em lance que estava cobrando um escanteio. Devem evitar escanteios a favor, portanto. Além do mais, o jogo foi outro balde de água fria na imprensa firulera, que esperava o jogo de hoje para mostrar aos brasileiros como deve portar-se uma equipe favorita.
Deve doer na alma moleque-arteira-firula-perdebonito-goleadassempre ter que citar como exemplos, os resultados de Alemanha e Uruguai.
Segue a Copa 2010 e acho que não teremos surpresas - novamente - sobre quem será o campeão.
Foto: El País - Uruguai
Recebemos e-mail de Ricardo Attolini, atual treinador do Gaúcho de Passo Fundo, sobre Daison Pontes. Attolini conta que Daison está residindo em Passo Fundo.
Neste ano, retornaram Gaúcho e Passo Fundo ao futebol profissional, e consequentemente retornou o clássico Ga-Pas na cidade. Num destes clássicos, Daison Pontes se fez presente no reservado do Gaúcho, apoiando seu clube, e o técnico Ricardo Attolini nos enviou três fotos deste acontecimento, publicadas abaixo. Para quem ainda não conhece Daison Pontes, clique na terceira foto ao lado, fixa aqui no blog. Além de ser uma alegria ver Daison Pontes prestigiando o futebol do interior gaúcho, as fotos comprovam a falta que fazia o tradicional futebol de Passo Fundo no cenário gaudério. Agradecimentos a Ricardo Attolini, que nos enviou algumas imagens do acontecimento.
Off-topic - Fica a sugestão pra o Froner e o Maurício, que estão com um belo projeto musical. Que façam a versão "Se yo fuera Daison Pontes" (para os que não lembram, assistam o vídeo do tópico anterior a este). O pessoal que gosta de boa música pode conhecer a música do Froner no vídeo que aparece depois das fotos do Daison Pontes, vídeo postado aqui no blog em fevereiro de 2008, quando de uma visita minha a Jaguarão. Uma de minhas músicas preferidas.
_________________________________
Svanat - L'alba - R. Froner:
Copyright © 2009 Puro Futebol
Desenho de Design Disease para Smashing Magazine | Templates Blogger por Blog and Web