Começando pela 1ª divisão:
Da esquerda para a direita:
- Avenida
- Brasil-Pel
- Caxias
- Esportivo
- Grêmio
- Inter-SM
- Internacional
- Juventude
- Novo Hamburgo
- Santa Cruz
- São Jose - PoA
- São Luiz
- Sapucaiense
- Ulbra
- Veranópolis
- Ypiranga
Como (acho que) podem ver na imagem acima (editado: clicando na imagem dá para visualisar em tamanho maior), as cores mais presentes nos uniformes do Gauchão são o vermelho e o azul, com quatro clubes que as têm como cor predominante para cada lado. Como cor coadjuvante preto ou branco aparecem quatro vezes. No quesito listras, que estão em sete uniformes, a predominância são das verticais, tendo um único uniforme listras horizontais (e assim mesmo só na altura do peito), o do Veranópolis, que também se destaca por ser “pentacolor”.
Segundona Gaúcha:
Da esquerda para direita:
Segundona Gaúcha:
Da esquerda para direita:

- 14 de Julho
- Atlético de Carazinho
- Aimoré
- Bagé
- Brasil-FA
- Cerâmica
- Cruzeiro-PA
- Farroupilha
- Flamengo de Alegrete
- Glória
- Guarany
- Lajeadense
- Milan
- Porto Alegre
- Pananbi
- Pelotas
- Rio Grande
- Riograndense-SM
- Rio Pardo
- Santo Ângelo
- São Gabriel
- São Paulo
- Três Passos
Resumindo, ao final desse pequeno levantamento, não se chega a quase nenhuma conclusão interessante, a não ser que quando fui fazer a imagem com os times da Segundona, a primeira e mais importante dúvida que apareceu foi: já não estaria na hora de voltar a Série C?
___________________________________________
Para confirmar a distribuição das cores nos uniformes utilizei a Wikipédia, mas em alguns casos a descrição do primeiro uniforme não batia com os que vemos nos campos usualmente. Um dos exemplos é o São José de Porto Alegre, que na maioria das vezes vejo de azul escuro, mas na Wikipédia constra como primeiro uniforme o todo branco, nestes casos fui confirmar a informação com imagens do Google. Mesmo caso do São Luiz, que tem como primeiro uniforme a camisa branca, e eu achava que era a vermelha. Neste eu utilizei a informação da "enciclopédia" por não ter chegado a uma conclusão através das imagens.
Os contornos dos uniformes retirei de uma imagem do blog Café Fútbol.
4 comentários:
Pensei que o Ypiranga fosse amarelo.
Acho que não há necessidade de se recriar a série C, pois seria apenas uma "caravana da miséria", mas dramática do que a B.
Acho que a FGF deveria turbinar a B, esse sim um campeonato muito interessante, muito mais do que a própria A, apoiando os clubes, seja bancando taxas de arbitragem, viagens, intermediando patrocínios, distribuindo cotas de tv, possibilitando com que mais equipes participem, ou voltem a participar.
Pois é, Germano...esse seria o problema e grande risco dda volta da C. Na última que teve, eram 5 ou 6 clubes participando. Mas este ano, por exemplo, foram 37 clubes ao todo (A e B somadas). Daria para ter uma B menor, mas também não sei se seria a solução.
Teve uma época dos anos 90, em que a C era bem disputada (parecida com a Série B atual) e a Série B era um tipo de "apêndice" do Gauchão, pelo seguinte: campeão e vice da B, entravam nas oitavas de finais do Gauchão do mesmo ano, e já permanecia na Série A para o próximo ano. Mas eram apenas 12 ou 14 times na B (era bem forte).
De toda maneira não sei qual a melhor opção atualmente.
¡Anda¡, me hizo mucha ilusión que usaras mi plantilla para crear los uniformes. Quedo además muy bonito.
Gracias ;-)
Postar um comentário