Tequila y Fútbol

O blog Puro Futebol entrevistou (via e-mail) Duda Calvin. Duda (foto ao lado) é vocalista da Tequila Baby, colorado e apaixonado por futebol. Na entrevista abaixo Duda fala um pouco de futebol gaúcho, Inter, rock e sobre um projeto social que a banda está desenvolvendo com uma gurizada de uma vila de Porto Alegre, que envolve futebol e a Tequila Baby.
Nossos agradecimentos ao Duda, que de maneira muito solícita e rápida respondeu aos questionamentos do blog.
Gracias, Duda!






Troca de passe

Time:Inter
Melhor equipe que já viste atuar no teu clube: Vi o Inter ser invicto em 79 (mas adoraria ter Figueroa naquela zaga)
Maior ídolo no Inter: Pra mim, Figueroa
Título inesquecível: Campeão do Mundo
Jogo inesquecível: Inter e SP pela final da Libertadores

Cadeira ou arquibancada? Arquibancada sempre, mas sei que o projeto é colocar cadeira no Beira-rio, acho isso ótimo, quando falo arquibancada falo daqueles setores que o ingresso é mais barato, e não da arquibancada de cimento em si.

Maior virtude num jogador: Inteligência futibolística, não confuda com a inteligência comum, a futibolística é exclusiva daquelas 4 linhas, exemplo: Mané Garrincha, era um gênio com a bola nos pés, brincava com ela, era até displicente ás vezes, o que gerava muitas críticas,uma vez perguntaram se ele gostava mais de driblar ou de fazer gols, ele disse: _Driblar ué!
Quando um jogador de inteligência futibolística sai das 4 linhas, ás vezes não consegue nem falar direito, construir uma frase que seja, mas ponha a bola nos pés dele e tu verá a genialidade brotando a cada passo.

Pior defeito num jogador: Fingir que é bom de bola, tem uma cambada aí fingindo.

Futebol força ou futebol arte?
Aí eu vou citar Gregório de Matos Guerra, que num poema escreveu: “O Todo sem a parte não é todo, a parte sem o todo não é parte”. Café com leite, queijo e goiabada, tem a medida exata para ser perfeito, e historicamente,todos os times vencedores alinharam muito bem estes duas teses.

Alguma loucura já feita pelo teu clube?
Sim, digamos que tenho o dom de converter Gremistas e torcedores de outros estados para o Inter, arrisco meu pescoço, mas é divertido. E já passei de 100 almas nesta conversão.

Quem sobe este ano na Série B do Gauchão?
Puxa queria os clássicos, o futebol só existe como paixão pelos clássicos, queria um Ba-Gua na primeira divisão, Um Bra-Pel Um Rio – Paulo (Rio Grande e São Paulo de Rio Grande).
O clássico mexe com todos, ele tem a função de tirar a teia de aranha da mente dos mais desligados por futebol, e faz você lavar aquela camisa velha e esquecida no fundo do Armário, e se preparar para o Jogo.

Programa esportivo e Coluna de futebol que mais gostas: Gosto de assistir o ESPN Brasil, em Jornal acho tudo muito sensacionalista demais, os colunistas de Jornal aqui de POA entram em contradições toda a semana, não curto muito isso.

Site de futebol: Gosto de sites sobre camisas de futebol, tenho uma coleção muito grande mesmo, mais de 350 peças.

Algum time do exterior que admira: Como sou colecionador tenho vários, quase uma centena que admiro, por suas histórias, por suas camisas, afinal sou professor de história, e pesquisei muito sobre futebol, mas digamos, tem um time na Alemanha, que é mundialmente famoso por ser o Time dos Roqueiros, se chama Saint Paulí, de Hamburgo, é da segunda divisão, vai um público imenso nos seus jogos, e quando o time entra em campo toca AC/DC no som do estádio, muito legal.


Duda, falando da rivalidade Gre-Nal. Na música "Sexo, Algemas e Cinta Liga", tem um trecho que diz: "não importa que seja oriental... mas que torça pro Internacional". Esta mesma música foi o primeiro clipe da banda que tocou inclusive nacionalmente (via MTV). Na hora de compor e de escolher como música para vídeo-clipe, chegaste a recear ter alguma antipatia por parte da torcida do Grêmio? E ao contrário: muitos colorados e fãs da banda comentam contigo sobre a letra?
Hum... Não sei te dizer, tipo, na Tequila sou o único colorado, todos os Gremistas sabem disso, e os colorados também, então os colorados falam: _ “Esta música foi o Duda que fez porque ele é o colorado da Tequila”.
E os Gremistas dizem:“Esta música foi o Duda que fez, mesmo porque ele é o único que não é gremista da Tequila”.
Ainda sobre "Sexo, Algemas e Cinta Liga". Futebol e rock formam uma parceria bem interessante. Mas muitas vezes pode resvalar no artificialismo, músicas "sob encomenda", etc, justamente ao contrário do trecho citado da "Sexo, Algemas” que soa tão espontânea.Não pensas em voltar ao tema em próximas músicas?Não sei mesmo, não fiz a música pensando nisso, foi pela rima mesmo Oriental/internacional.


Na torcida do Grêmio existe uma faixa em alusão ao AC/DC. Na do Inter existe uma do Ramones. A faixa não é tua, é? O que achas desta "tendência" do pessoal levar a paixão roqueira nas cores do clube para dentro do estádio?
Acho o Máximo, parabéns ao Gremista que fez a faixa do AC/DC e ao Colorado que fez a dos Ramones, façammais faixas, no exterior isso é muito comum.


Outro paralelo entre rock e futebol. No Rio Grande do Sul temos várias peculiaridades. Na música praticamente se criou aqui um mercado próprio (no sentido de não depender exclusivamente do centro do país, ainda que seja importante). Várias bandas surgiram da metade dos noventa para cá, e sobreviveram através do "mercado interno gaúcho" (apesar que muitas tenham atingindo o resto do país, como no caso da Tequila). No futebol, de certa maneira, existe uma situação análoga. Os dois maiores clubes daqui tinham tudo para ser clubes periféricos, mas em termos de conquistas não é isto que se apresenta. Creditas esta situação também a peculiaridades gaúchas? Aproveitando a tua formação como historiador, também pergunto: as características do povo do RS foram relevantes para estas conquistas ou isto seria apenas mais uma demonstração do famoso bairrismo gaúcho?
No RS sempre é nítida a bi-polaridade em assuntos que mechem com a paixão. Chimangos e Maragatos, Farroupilhas e Legalistas, e até quando Vargas chegou ao poder, mesmo sendo conterrâneo, aqui no RS não era unanimidade. Acreditas que isto é trazido para dentro dos clubes gaúchos? É a maior rivalidade do país?
Sim, você matou a questão, sem a rivalidade, não teríamos alcançado estes títulos, o Grêmio não é nada sem o Inter, o Inter não é nada sem o Grêmio, não torci pro Grêmio ser rebaixado, nunca vou torcer, senão, não vamos nos superar e tentar ganhar, com o Guarani na primeiro o Bagé vai ter que lutar e subir, eu não admito que o Bagé não tente fazer isso, eu não aceito que eles não queiram fazer isso, pelo bem do futebol ,Suba Bagé![grifo meu: é isto aí!].


No clipe do Ramones da música "Touring", aparecem trechos da banda chegando na Argentina. Em algumas imagens mostram carros ao lado do ônibus da banda, recepcionando-os. Lembra o fanatismo futebolístico, diretamente. Na tua opinião, caso de bandas como Ramones o fanatismo é semelhante ao vivido por clubes de futebol, ou é particularidade de certos países?
É exatamente o mesmo fanatismo, tatuam o símbolo da banda, chamam os filhos com nomes que homenageiam músicos da banda, no futebol é o mesmo.

O Motorhead patrocina um time de guris na Inglaterra. Noel Gallagher está pensando em se tornar acionista do Manchester City. Tens algum projeto relacionado ao futebol, ou mesmo pensas em entrar na vida política do Internacional?
A Tequila está com um projeto já funcionando que é um time de futebol em uma vila de POA, para meninos carentes, damos os uniformes e divulgamos o time que se chama Tequila Baby F.C. no site da Tequila teremos notícias deste projeto em breve, a idéia é de que uma vez por mês, este time faça jogos no interior (com membros da banda e convidados ilustres, de outras bandas, artistas, personalidades, etc...) arrecadando alimentos, um Kg de alimento por torcedor, as rádios iriam apoiar e a Tequila iria junto para jogar (aí que mora o perigo, pois os 4 são perna de pau demais,demais,demais)

Olhando teu perfil no Orkut vemos comunidades de vários clubes do interior gaúcho, inclusive da série B. Teu interesse por futebol do interior gaúcho, em especial, surgiu como? Tens alguma preferência mais forte por algum(s) dele(s)?
Pela história das cidades e de seus clubes clássicos, curto todos mesmo, ganhei este tempo uma camisa do Guarany de Bagé, pra minha coleção, amei, o pessoal do Rio Grande F.C.me mandou outra, é o clube mais antigo do Brasil, e está aqui no RS, a galera do São Paulo de Rio Grande me mandou uma também.O Esportivo de Bento, o Brasil de Farroupilha e o Farroupilha de Pelotas outra, fico Feliz em poder citar estes times e agradecer pelo presente, amo futebol, acho muito legal poder saber um pouco mais sobre nossos times do estado, e amo ver jogos do Gauchão, coisa de torcedor mesmo.


Nos conta um pouco sobre como viveste a final da Libertadores e do Mundial em Yokohama. Era um dos otimistas quanto ao jogo frente ao Barcelona? Ainda sobre jogos decisivos, há algum ritual que pratica?
Era um observador, contra o SP vi em SP o Jogo, ali sabia que tínhamos chance de ganhar, contra o Barcelona pensei, vai ser jogo de Xadrez desde o primeiro minuto, e foi, ali achava que só muita dedicação daria o título ao Inter, foi o que aconteceu, não foi um jogo, foi uma aplicação dos Jogadores, superaram suas dificuldades, e quem se supera surpreende sempre.
Pensei que o Grêmio faria isto contra o Boca Juniors, achava que o Grêmio conseguiria agora nesta libertadores, de verdade, mas levando-se em conta que saíram de uma segunda divisão e chegaram numa final, eles se superaram mesmo não é? É a rivalidade, tu luta para superar o outro sempre, ta dando resultados.

A tradicional mensagem final ou algo que não foi perguntado:
Abração a todos, apareçam nos shows da Tequila e entrem no www.tequilababy.com.br lá você pode escutar nossas músicas, entrar em nossas comunidades e escrever pra gente.
Feitoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!
__________________________________________________
Imagens: todas retiradas do site oficial da Tequila Baby



4 comentários:

www.saopaulors.com.br disse...

opa, só uma correçao. ali aonde ele pergunta pro duda quem vai subir na serie b do gauchao ele diz "Um Rio – Paulo (Rio Grande e São Paulo de Rio Grande)." O nome do clássico entre Rio Grande x São Paulo não é Rio-Paulo, é Rio-Rita. Rita é do apelido do São Paulo "caturrita" pelas cores vermelho e verde. Abraço

Tuareg disse...

Parabéns pelo blog. Bastante original.

Abraço

http://perigonaarea.blogspot.com

disse...

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Anônimo disse...

DESTAQUES DESTE FIM-DE-SEMANA:

MANCHESTER UNITED – CHELSEA

TORNEIO DO GUADIANA - (SPORTING, BENFICA BETIS)

TORNEIO DE ROTERDÃO (FC PORTO, LIVERPOOL ETC)

COMEÇO DO CAMPEONATO FRANCÊS

COMEÇO DO CAMPEONATO ARGENTINO

BRASILEIRÃO

ETC …

ENTRE E VEJA ONDE PODERÁ VER TUDO ISTO:

WWW.FUTEBOLNATV.BLOGSPOT.COM

Postar um comentário

top