Segundona 2009 - 6ª Rodada

Não levem muito em consideração o título da postagem: tem times que jogaram hoje o sexto jogo, mas alguns têm sete.
No caso da Chave 1, o Bagé lidera com 13 pontos e seis jogos, por exemplo.

Falando em Chave 1 e no Bagé, neste domingo teve São Paulo x Bagé, no estádio do São Paulo, o Aldo Dapuzzo.
Como estávamos distantes em torno de uma hora de carro do estádio, nos deslocamos, eu, meu irmão, e nossas respectivas prendas, para Rio Grande. Um domingo de Páscoa de temperatura agradável e céu azul.




O estádio do São Paulo é bem fácil de achar, depois do trevo é só seguir sempre reto por uma avenida. No caminho através desta avenida, passa-se na frente do campo do rival Rio Grande (pena que não saquei foto), o estádio Arthur Lawson.


Apesar da fácil localização chegamos atrasados, lá pelos 10 minutos da primeira etapa, mas ainda a tempo de ver o primeiro gol do Bagé, que saiu aos 16 minutos, com Marcelo Rezende.

Uma coisa que nos atrasou mais foi que, como bons gaúchos, fomos (inocentemente) munidos de chimarrão e térmica, equipamento que foi barrado pela Brigada Militar (coisa que eu desconfiei que aconteceria e avisei...ao menos tive o prazer do "eu não disse?"). Acontece que o carro ficou estacionado a uns 300 metros do estádio...meu irmão acabou tendo que voltar, a gente ficou mas mesmo assim atrasou um pouco mais o ingresso no estádio.
Preço: 10 reais para homens e 2 reais para mulheres (ou um quilo de alimento não-perecível, informação que não tínhamos). Na frente do estádio o tradicional churrasquinho e latão da Skol por 3 reais. Dentro do estádio eu já imaginava que a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas já estaria em vigor, mas me alegrei ao ver um senhor com um generoso copo de cerveja. Vou ao bar, mas havia me esquecido desta possibilidade: cerveja sem álcool. Sem jeito. Pepsi por 2 reais.

Depois do primeiro gol o Bagé dominou todo o primeiro tempo, perdendo duas chances cristalinas de gol, uma delas a menos de dois metros da goleira do São Paulo, com o goleiro batido. O São Paulo ameaçava em chutes sem pontaria de longe, mas sempre perigosos, ainda que casualmente.




Fim do primeiro tempo, e sem a tradicional cerveja do intervalo para baixar "os nervos". Cigarrito e só (agora eu queria o mate que a esta altura já estava re-cevado no carro).

No começo do segundo tempo o São Paulo se mostra mais animado e parte atrás do empate. Num lançamento, um atacante rubro-verde entra na cara do gol, não resta outra alternativa a não ser o velho carrinho, dentro da área. Pênalti e gol do São Paulo, convertido pelo uruguaio Castillo, aos 7 minutos, para a alegria dos "Leões do Parque" e demais são-paulinos presentes.

Apesar do Bagé estar melhor na partida, uma coisa que sempre amedontra o torcedor é tomar gol de empate logo cedo, ainda mais na casa do adversário, que tem a torcida para inflamar os ânimos. Mas o Bagé soube contornar a situação e foi retomando o domínio que havia apresentado no primeiro tempo.

Algumas chances perdidas, erros no "penúltimo passe", mas o Bagé ia levando o São Paulo pra defesa. Depois de 2 ou 3 escanteios seguidos, no último da sequência, a bola vem baixa, Marcelo Rezende toca pra dentro da pequena área de letra ou calcanhar (eu estava longe do lance) e o avante Leandro Guerreiro (havia entrado poucos minutos antes) completa para dentro do gol, agora para alegria dos jalde-negros presentes no estádio, ainda que poucos, valorosos. Isso foi aos 25 minutos.
Depois disso o Bagé tratou de manter a posse de bola, alguma outra chance, até o derradeiro lance, uma falta para o São Paulo em que o bom goleiro Sandro foi para área do Bagé tentar o cabeceio. Quase chegou na bola, mas o goleiro do Bagé, Fernando, chegou antes e bem, no último lance da partida.



Em termos de Segundona, foi um jogo bastante calmo disciplinarmente, colaborando para isto a boa arbitragem de Rogério Espilman (auxiliado por Luís Peverada Fernandes e Cláudio Luís Gonçalves) que deixou o jogo correr um pouco mais e não ficou considerado cada choque uma falta, como muitos árbitros que têm esse irritante costume.
Cabe salientar a última cena dentro do estádio: antes desta partida tinha combinado com um grande torcedor jalde-negro de nos juntarmos no estádio. Conhecia ele só de internet. Acabei me apresentando abruptamente mas a cena que ficou na retina foi ver ele com dois pequenos guris, pelas mãos, ambos dignamente trajados com a amarela e preta listrada e de queixos levantados atravessando o estádio. Uns gurizotes valorosos, mas que talvez não tenham mais que 6 anos, e são Bagé. Isto é um enorme incentivo, para que continuemos nesta nossa luta, que nem solitária mais é. Temos a gurizada ao nosso lado. Ao Marcelo os parabéns e agradecimentos: uma nova geração jalde-negra surge. Independente de títulos, mas honrando as raízes.

_______________________________________

Uma ótima tarde de futebol e uma ótima vitória para o Bagé. Retornamos ouvindo o final de Flamengo de Alegrete e Pelotas, que empataram em 1 x 1, lá no Alegrete. Espero que todos tenham tido um ótimo domingo de Páscoa, assim como foi o meu. Eu que moro uns 220 km longe do "meu" estádio, quando tenho estas oportunidades fico pensando que existem poucas coisas melhores que um bom domingo de futebol. E também, na volta, pra completar, tivemos um mate com uma das melhores cevadas da história...duas horas e pico.


Das outras chaves, só tive contato agora, ao publicar a classificação:

Chave 1
1º Bagé 13
2º São Paulo 10
3º Pelotas 9
4º Flamengo 9
5º Rio Grande 8
6º Guarany-Ba 7
7º 14 de Julho 5
8º Farroupilha 2

Chave 2
1º Aimoré 11
2º Porto Alegre 11
3º Cruzeiro 10
4º Cerâmica 9
5º Rio Pardo 6
6º Brasil-Fa 5
7º São Gabriel 3

Chave 3
1º Glória 15
2º Santo Ângelo 14
3º Riograndense-SM 13
4º Panambi 11
5º Três Passos 9
6º Atlético-Ca 8
7º EC Milan 5
8º Lajeadense 3


Tabela completa,
clique aqui.
________________________________
Fotos: colaborou nos retratos e no envio por e-mail, Fabiana Borges. Gracias pela presteza na ajuda.

3 comentários:

David "Jericho" Pereira disse...

Boas, vim por este meio pedir-vos para que adicionassem o meu blog de futebol aos vossos links sff

http://portal-futebol.blogspot.com/

O nome do blog é Portal Futebol


Depois quando adicionarem comuniquem-no no nosso blog para que nós também vos adicionemos

Saudações!

Alexandre_SP disse...

Buenas Amigo
O bagé tbm tem alguma "barra",se tem qual o nome?
Desculpa a ignorância,é que sou de SP,e como vc sabe,aqui só falam de Corinthians(fazê o que né!!!).
Saudações coloradas!

Zezão disse...

Exijo que o PF patrocine para o Maurício Kehrwald um celular com câmera para que ele tire fotos dos estádios em SP.

Grato

Postar um comentário

top