Sangue,sufrir e la main de Dieu

E o Fluminense está novamente numa final continental. O jogo de volta com o Cerro Portenho foi complicado, tomou gol cedo e a partida estava com todo o jeito que iria para a prorrogação (em Assunção a equipe brasileira havia vencido por 1 x 0). O jogo ia catimbado, com os paraguaios tentando quebrar o ritmo, mas o Fluminense conseguiu o gol de empate (Gum, na foto acima comemora) quase no finalzinho do jogo. Com este resultado o Cerro Portenho ficava de fora, então se atirou ao ataque até com o goleiro. O Fluminense recuperou a bola, tocou para Alan que quase na divisória do gramado disputava o lance com o goleiro Barreto, que foi batido. 2 x 1. Estavam ainda comemorando, quando iniciou uma rusga na lateral do gramado. Segundo a reportagem (Sportv) a briga começou porque algum jogador do Cerro Portenho agrediu um gandula. A coisa quase generalizou, mas os contendores foram acalmados. O Cerro Portenho é convidado pela PM para ir ao vestiário, e na entrada do túnel, aquele velho problema: alguns policiais tornam o convite oficial, de cassetetes nos lombos paraguaios. Uma coisa é jogador brigar dentro de campo, todo mundo de meião e chuteira, outra é a polícia, bem equipada, brigar com jogador por estar irritado. Algumas vezes se desequilibram. E de cassetetes e escudos nas mãos (com os quais podiam empurrar a cachorrada pra dentro do túnel sem maiores cansaços), saem distribuindo indiscriminadamente. O pessoal da TV, por sua vez, trata tudo como "cenas lamentáveis", mas são coisas bem diferentes, sendo que a segunda é bem mais perigosa. Aqui no RS mesmo, há alguns anos atrás, um jogador do São Luiz de Ijuí, numa briga no campo do Juventus de Santa Rosa, foi posto a knockout por uma agressão deste tipo, saindo de campo desacordado.

Mas assim foi e ocorre não só no Brasil. Mais tarde, um repórter informa que foi avisado pela polícia que os jogadores paraguaios brigavam entre eles dentro do vestiário. Não sei o que a polícia fazia lá dentro e nem o motivo de tanta rapidez em divulgar a informação. Só espero que não tenham emprestado os cassetetes para os paraguaios que brigavam entre si.

Uma sugestão é que a polícia dentro de campo divida o efetivo em dois grupos:
- grupo 1: composto pelos mais calmos, que sabem usar o equipamento para dispersar o tumulto e não para envolver-se nele passionalmente;
- grupo 2: os mais "emotivos", que costumeiramente envolvem-se em campo. Este grupo iria pro campo de abriguinho e chuteiras. Pronto, aí vão pra cima dos jogadores, em condições de igualdade(?), como foi em Porto Alegre, em 1993,Grêmio e Penharol, pela Supercopa (este vídeo só achei em espanhol, apesar da narração de fundo ser em português, mas é de um programa uruguaio).



O que não gosto neste tipo de confusão, típica de copas sul-americanas e segundona gaúcha, é o dia seguinte nas televisões e jornais brasileiros. Amanhã o coro será de "cenas lamentáveis", "manchou a festa", "estragaram o espetáculo", "já deveriam ter sido banidas do futebol", "triste espetáculo" e assim por diante. Nos tele-jornais com menos tempo dedicado ao esporte, um apresentador sério e indignado, após as cenas (mal editadas):
- Lamentável.

Mas o baile segue e o Fluminense avança, chegando às finais desta Copa Sul-americana. Nesta quinta-feira conhecerá o adversário, sai de LDU x River do Uruguai, que se enfrentam no Equador, foi 2 x 1 para o River na primeira partida. Muita gente torce para que LDU e Fluminense reeditem a final da Copa Libertadores 2008, mas o River tem tudo para atrapalhar este desejo.
__________________________________________________

Pare de sufrir: ¡Al Mundial!
(Manchete do El País do Uruguai, baseada no bordão publicitário da Igreja Universal


E o Uruguai está de volta a um Mundial. Mas não foi fácil e novamente o Centenário teve uma noite de calafrios até o final da partida. Os uruguaios haviam vencido a primeira partida fora de casa por 1 x 2 e nos fizeram acreditar numa classificação fácil., ainda mais depois de abrir o marcador em Montevidéu, ainda . Que nada. Minutos depois, o time da Costa Rica empatou a partida, deixando a coisa dramática. Neste jogo também teve confusão, no reservado do Renê Simões. Depois de 5 minutos de interrupção o jogo é retomado e o Uruguai não consegue o comando do jogo, deixando a torcida com o chivito na mão. A Costa Rica chegou a ter uma ótima chance de gol, numa bola em que o atacante entra na área uruguaia, agarrado pela camisa, e chuta cruzado. Perto do final, o Uruguai consegue alçar algumas bolas na área, perdendo uma ótima chance de gol, mas aí sim, conseguindo a manutenção da posse de bola. Ao final, como era esperado, delírio no Centenário, que quase presenciou mais uma tragédia do futebol charrua. Agora é Copa do Mundo, com o Uruguai fechando a lista de 32 seleções classificadas.

_______________________________________________

Quase fizeram o que parecia impossivel:

Mas não deu para a Irlanda. Torço para estes toscos em todas as eliminatórias e este ano estiveram perto de conquistar uma vaga histórica (sempre é histórica) e heróica. Tocou aos irlandeses enfrentar a França na repescagem européia. Na primeira partida em Dublin, perderam por 1 x 0. Hoje não pude assistir à partida, mas imaginava um passeio francês, dada a dificuldade histórica da Irlanda em fazer gols, ainda mais fora de casa. Mas surpreendentemente a Irlanda venceu em Paris, 1 x 0, gol de Robbie Keane. O resultado levou o jogo para a prorrogação. Aos 13 minutos, fim do sonho irlandês: Henry(também há a duvida que ele estivesse em posição impedida) mata a bola com a mão esquerda e cruza, para o gol irregular de Gallas. França na Copa. Após a partida, Henry assumiu a matada com a mão, que retirou a camisa de seleção mais bonita do mundo da Copa 2010.

A desclassificação irlandesa facilita a vida de jornalistas e comentaristas esportivos, já que foram chamados de britânicos¹ pelo globo.com, suas bandeiras nos jogos do Celtic (Escócia) são designadas como bandeiras da Itália (na ESPN), Robbie Keane não será confundido com Roy Keane (se bem que não seria, porque o último não atua mais como jogador) e tabelas da Copa feitas no Brasil não farão a tradicional confusão entre as "Irlandas" , que tanto maltratam nossos impolutos locutores.

1 Segundo o artigo (Wikipédia) sobre a seleção irlandesa, a partir de 1990, a seleção irlandesa começou a utilizar alguns jogadores nascidos no Reino Unido, mas de origem Irlandesa. Mas duvido que seja por este motivo que o Globo.com denomine os gaélicos de britâncos. E os irlandeses ficaram putos.
__________________________________
Fotos 1 e 3: Agência Reuters (via Globo.com)
Foto 2: ATP (via El País-Uy)

1 comentários:

Mauro disse...

acho que o River perde pra LDu.
abs

Postar um comentário

top