Copa Sulamericana

Ainda se nota entre torcedores em geral, que a Copa Sulamericana parece não despertar muito interesse do público brasileiro, ainda mais nesta primeira fase com confrontos entre clubes do mesmo país.

A competição é certamente menor que a Libertadores, mas mesmo assim nos países vizinhos o interesse é maior. Com o passar do tempo pode ocorrer o que aconteceu com a Libertadores, que até o final da década de 80 não era tão valorizada como é hoje no Brasil, mesmo que ainda bem mais que a Copa Sulamericana.

Não que terá o mesmo valor da Libertadores, evidente, mas pelo menos poderá ter uma atenção maior por parte de torcedores e clubes. E principalmente: verdadeiro interesse em vencer a competição. O primeiro incentivo para isso acontecer são premiações, que podem aumentar, mas estas dependem da audiência da TV, que também reflete nas cotas pagas aos clubes. E com pouco interesse do público, isso fica bem mais difícil.

Outra medida importante, é a Conmebol fixar um formato que altere o mínimo possível de um ano para outro, e que não se altere o nome da competição a todo momento. Por exemplo, o Atlético-MG não consta como campeão da Copa Sulamericana, mas foi o campeão da Copa Conmebol em 1997, que nada mais era que a mesma competição de agora (forma de disputa, tipo de qualificação necessária nos campeonatos de seus países, etc). Isso faz diferença para valorizar uma competição, pois se desde 1996 a Copa Sulamericana fosse "a mesma", certamente pelo menos por tradição, já estaria bem mais valorizada e competitiva.

Escrevo isto, porque acho que esta competição pode ser uma excelente fonte de recursos para os times que a disputam, ainda mais para clubes que praticamente estagnaram nas atuais fontes financeiras, além de colocar clubes que dificilmente chegam na Libertadores em evidência no cenário internacional. Por outro lado, não deixa de ser uma ótima experiência de como se desenvolvem as competições da Conmebol, funcionando de certa maneira como um aprendizado para futuras disputas em outros países, até que se alcance a Libertadores.

0 comentários:

Postar um comentário

top