Buenos Aires de perto

Transcrevo abaixo um texto do blogueiro Túlio Bragança. Túlio é brasileiro e reside na Argentina há mais de um ano. Sou leitor assíduo do blog dele (há o link do blog também ali na seção "links extra-campo"), Aires Buenos, e já havia publicado outro texto dele por aqui. Além do bom texto, Túlio nos dá uma visão "brazuca" sobre o cotidiano do futebol platino, ainda que seu blog trate de temas variados, o futebol é tema recorrente.

_____________________________________

Estadio Ciudad de La Plata


"Ontem fui a La Plata assistir o jogo da Libertadores entre Gimnasia e Santos. O estádio, dito mais moderno da América Latina, realmente comprova o fato. Ganha da Arena da Baixada porque é maior e porque é completo.Os ingressos custavam apenas 5 pesos para a "hinchada" do Gimnasia e ZERO peso para a do Santos. Sim, num lugar onde geralmente é cobrado 50 pesos, as cadeiras, não pagamos nada. De santistas não havia mais que uns 20, 25 torcedores. Uns da máfia das torcidas organizadas fizeram dois brasileiros, um com a camisa do Sport e outro com a do Náutico, tirarem as camisas em respeito ao Santos. Eu, que estava com a camisa do Jabaquara, não fui importunado. Queria ver se mexessem comigo, não iria tirar mesmo a camisa. Preferiria levar um soco do cara, chamar a polícia e expulsar o delinquente do local.Esse é o terceiro jogo que vou aqui, já tinha ido em San Lorenzo X Santos e Boca X São Paulo. O fantástico é que mesmo um time tão inexpressivo com o Gimnasia possui uma torcida que coloca qualquer uma no Brasil no chinelo. Eles torcem de verdade e não cornetam. O time que praticamente passou a partida toda perdendo não perdeu o apoio da torcida em nenhum momento. O jogo, muito emocionante por sinal, acabou em 2 a 1 pro Santos. Um gol no comecinho do primeiro tempo para o Santos, o empate dos argentinos aos 43 do segundo e o gol da vitória santista aos 45.Tá na hora do brasileiro saber que torcer não é xingar nem reclamar.* a foto acima foi tirada na preliminar e por isso está tão vazio o estádio."

Por Túlio Bragança, do Blog Aires Buenos (
http://aires-buenos.blogspot.com/ )

Foto: do Túlio também, tirada por algum amigo dele, imagino (detalhe: na torcida do Santos).

4 comentários:

George disse...

Os caras das organizadas fazer os torcedores brasileiros com camisas de outros times tirarem a dita, é a completa falta de noção. Não entenderam o apoio.

Maurício Alejándro Kehrwald disse...

George, é o que digo sobre membros de T.O. desde o começo: eles não têm noção de nada. Viu o fiasco da Geral do Grêmio?

Ótimo texto do Túlio. Faz tempo que não visito o blog dele... vou lá hoje.

Túlio disse...

essa máfia das organizadas é uma vergonha. Sem querer sem preconceituoso, mas já sendo, os tipos da torcida do Santos que estavam lá em La Plata tinham muito cara de desocupados mesmo, quase uns bandidos. Muito provavelmente a viagem deles foi patrocinada pelo clube. Ainda bem que era meia dúzia de gatos pingados. Eu, que sou palmeirense, fui lá sim torcer pro Santos se dar bem na Libertadores. Até entenderia que ficassem bravos caso eu fosse com a camiseta do rival do Santos, mas implicar com uns pobre coitados com camisa do Sport e Náutico que se prestaram a ir no estádio e torcer pelo Santos é um absurdo. Nesse caso eu seria masoquista. Não tiraria a camisa, preferiria levar um soco do cara e depois chamar a policia pra que o tirassem dali.

Túlio disse...

PS: O Estádio de La Plata é um absurdo de bonito mesmo, mas dizem que foi super faturado e custou uma fortuna aos cofres públicos.

Postar um comentário

top