Jogadores alentaram

O futebol não cansa de produzir fatos inusitados. Desta vez, o futebol argentino nos dá mais uma demonstração de que a "caixinha de surpresas" é inesgotável. Se o fato não é inédito, em termos de futebol profissional, é ao menos raro.

Na noite do último sábado, enfrentavam-se pela "Primera C" argentina (eufemismo para 4ª Divisão argentina?), Barracas Bolívar x Lamadrid.

O jogo foi disputado na cancha do B. Bolívar, que até o começo da confusão (15 minutos do segundo tempo) vencia a partida por 3 x 0.

Foi nesse momento que iniciou uma confusão fora de campo. Um grupo de torcedores e jogadores do Barracas Bolívar que não atuaram na partida, passaram a "putear" (palavra usada como sinônimo de xingamentos, em Bagé e no site do Lamadrid) o grupo de dirigentes e jogadores do Lama (apelido carinhoso dedicado ao clube) que também não atuaram na partida, e estavam na arquibancada como "hinchas" visitantes.


Daí veio o começo da briga, entre as duas torcidas (e/ou suplentes dos suplentes e mais direção do Lamadrid). Os jogadores do Lamadrid que perdiam em campo por 3 x 0, provavelmente achando melhor ir fazer outra coisa, e vendo seus companheiros sendo agredidos, resolveram pular o alambrado e juntarem-se aos seus na peleia, no meio da arquibancada.
Ao que parece todos conseguiram o intento, já que os 18 jogadores que estavam inscritos na partida pelo Lamadrid foram expulsos.


Após a confusão o Lamadrid acusou, em sua página oficial, a direção do Barracas Bolívar, por não ter oferecido segurança, por não ter determinado nenhum policial para aquele local e porque durante toda a confusão não apareceu nenhum dirigente local para tomar providências. O site também diz que no começo eram 20 do Barracas Bolívar contra 8 do Lamadrid, e se os jogadores que estavam em campo não tivessem acudido, juntariam-se mais 50 locais contra os mesmos 8.
Dá a entender também que existiu uma certa rusga por eles serem "portenhos", e ''los arrabaleros" os "putearam" neste sentido também . Alguém que conheça melhor a geografia de Buenos Aires pode explicar melhor.

Pelo lado do Barracas Bolívar, também em nota oficial, o clube garante não ter nada a ver com a confusão. Que nenhum dirigente estava envolvido na briga (na imprensa havia esta acusação), e que inclusive convidaram aos de Lamadrid para irem para o espaço reservado aos visitantes, mas que esses se recusaram: "Los mismos prefirieron permanecer en el sector local conociendo la tranquilidad y buen comportamiento del público bolivarense".
Além disso, ainda segundo o site, a peleia ia tranquila, até a chegada dos jogadores do Lamadrid que "invadiram a arquibancada" e a partir daí, sim, a polícia teve que usar um pouco mais de força.
Aguardamos pelas imagens históricas dos jogadores pulando o alambrado.
Enquanto isto, um pouco dos clubes:

Club Atlético General Lamadrid
Fundação: 11 de maio de 1950
Estádio: Desaguadero 3180 (1417), Villa Devoto - Capital Federal
Títulos: 1ª"D" : 1977 - 1983 - 1995 e 1ª "C" : 1998
Apelido:"Carcelero" (o apelido "carcereiro" é porque o estádio do clube é ao lado de uma penitenciária)
Club Sportivo Barracas Bolívar
Fundação: 30 de outubro de 1913
Estádio: Municipal de Bolívar
Títulos: Primeira D em 2004.
Apelido: Los Arrabaleros (suburbanos, vileiros, ou algo assim, gente do "arrabalde")



Editado:
Eis o vídeo:
(olhando o vídeo nota-se que os jogadores do Lamadrid tentaram pular o alambrado, não sei se algum conseguiu, e depois vários correm, ao que parece, para uma saída alternativa pra a arquibancada. Mas o fato é que os jogadores foram realmente brigar na arquibancada).


_________________________________
Fontes:
Notas oficiais dos clubes sobre o ocorrido:

5 comentários:

Germano Jaeschke Schneider disse...

"...a peleia ia tranquila, ..."


Muito boa essa.

Saracura disse...

Muito bom o apanhado geral. Só sugiro uma mudança no título; ao invés de "Jogadores alentaram" trocar por "Jogadores aguantaran".

No mais é só

Salu2

Anônimo disse...

É verdade, Saracura, alentar tem mais a ver com torcer "normalmente".
Mas aproveito o tema pra te perguntar se sabes a tradução literal de "aguantar"? O sentindo em que é usada eu sei, mas gostaria de saber a tradução. Já li no Olé frases do tipo "hacer o aguante", etc.

Unknown disse...

A tradução literal tem a ver com suportar, aguentar, sustentar etc.

Mas no "Tablón", ou seja o sentido figurado, tem mais a ver com resistir ante a torcida adversária.

Salu2

PS: e teu jalde-negro passou por cima do meu 14. rs

George disse...

Grato pelo esclarecimento, Matias!

Sobre 14 de Julho x Bagé, soube que o João Martins estava lotado, além de ter ocorrido a estréia do Arílson.

Um abraço.

Postar um comentário

top