Segundona 2009 - 4ª rodada

E deu Bagé no clássico Ba-Gua 395. O Bagé quebrou um jejum de 15 jogos sem vitórias no clássico, a maioria empates (dos 15 jogos, 11 terminaram empatados), mas um incômodo jejum, de qualquer maneira e que perdurava desde junho de 2003, quando o Bagé aplicou 4 x 1 na Pedra Moura.

Ontem a partida também foi no arrabalde do Menino Deus e desta vez a vitória foi por 2 x 1.

A partida foi tensa, como todo o clássico é, e para enervar ainda mais as torcidas, o primeiro tempo ficou no zero a zero. Na segunda etapa, o zagueiro Aládio do Bagé abriu o marcador, após cobrança de falta de Edinho, aos 10 minutos.

O Guarany empatou o clássico aos 25 minutos, depois de escanteio, com o também zagueiro Fábio Vidal. Quando parecia que o clássico se encaminhava para mais um rotineiro empate, eis que outro zagueiro surge como figura importante na partida: Aguinaldo, que aos 40 minutos decretou a vitória jalde-negra. Gol do Bagé e loucura na Pedra Moura. Aguinaldo tomado pela empolgação geral, tira a camisa na comemoração e corre em direção à torcida adversária. Foi expulso, mas já havia feito o principal.

Esta partida também marcou a volta dos jogos noturnos na Pedra Moura, que estava com o sistema de iluminação desativado já fazia algum tempo. Soube que alguns torcedores do Guarany acenderam velas durante a partida para ironizar a iluminação da Pedra Moura. Inteligente e bem-humorada corneta, mas relatos e fotos desmentem que a iluminação estivesse ruim. A corneta final ficou por conta dos jalde-negros, dizendo que as velas foram trazidas para o "velório" do índio.

Com a vitória o Bagé "salvou" a maior série invicta na história do Ba-Gua, 17 jogos, obtida nos anos 40, que estava perto de ser ultrapassada pelo Guarany.


No outro clássico da rodada, o Rio-Rita (Rio Grande x São Paulo, o "rita" é por causa do apelido do São Paulo, caturrita), jogo para matar torcedores do coração. O jogo estava nos 44 minutos da segunda etapa, e o São Paulo, em casa, vencia por 2 x 1. O Rio Grande empata aos 45, e vira o jogo aos 49. O técnico do São Paulo pediu demissão após o resultado.

E na chave dois caiu o último invicto da Segundona 2009: o Aimoré perdeu para o Porto Alegre no finalzinho do jogo, 1 x 0.
Uma novidade na rede que cobre a Segundona Gaúcha é o site Esportchê , redigido por dois acadêmicos do curso de jornalismo da UCPel (Victor Canuso e Vinícius Conrad). O site faz a cobertura da Segundona com resultados e classificação atualizados, além de bons textos sobre os jogos da competição. Parabéns aos dois pela iniciativa, e é sempre uma forma de fazer o que a "grande mídia" não faz, já que prefere noticiar o resultado do J. Malucelli no paranaense, do colocar os resultados de nossos clássicos, só para ficar num exemplo recente. O site ficará nos links ali do lado, aqui no blog.

Todos resultados*:

Flamengo 1 x 1 Farroupilha
Bagé 2 x 1 Guarany-Ba
São Paulo 2 x 3 Rio Grande
São Gabriel 0 x 1 Rio Pardo
Porto Alegre 1 x 0 Aimoré
Brasil-Fa 2 x 1 Cerâmica
EC Milan 2 x 2 Santo Ângelo
Lajeadense 1 x 2 Três Passos
Riograndense-SM 2 x 1 Atlético-Ca
Glória 1 x 0 Panambi
*Pelotas x 14 de Julho não foi realizado porque a Brigada Militar não liberou a Boca do Lobo para a partida.

Classificação:
Chave 1
1º Flamengo 8
2º Bagé 7
3º São Paulo 6
4º Rio Grande 5
5º Guarany 5
6º Pelotas 4
7º 14 de Julho 3
8º Farroupilha 2
Chave 2
1º Porto Alegre 10
2º Aimoré 9
3º Cruzeiro 6
4º Cerâmica 6
5º Rio Pardo 5
6º Brasil-Fa 4
7º São Gabriel 3
Chave 3
1º Riograndense-SM 12
2º Glória 11
3º Santo Ângelo 11
4º Três Passos 9
5º Panambi 5
6º Atlético-Ca 5
7º EC Milan 2
8º Lajeadense 0
______________________________
Fotos:
Jornal Minuano (Bagé-RS)
Site do Sport Club Rio Grande

2 comentários:

Saracura disse...

3 gols de ZAGUEIRO em um clássico é uma das coisas que só a Segundona pode nos oferecer.

Salu2

Iuri Müller disse...

Em Santa Maria, o Grandense venceu mais uma com direito a rojão no campo (atitude dispensável, é verdade), acréscimos gigantescos e gol no final.

E o Milan, de Júlio, remontou um 0-2 diante do Santo Ângelo com NOVE em campo. Terminou 2-2.

Postar um comentário

top