Segunda Fase

E chegamos à Segunda Fase da Série B 2009. Diferentemente da primeira fase, agora as vagas para os quadrangulares das semi-finais são escassas, classificando-se os dois primeiros de cada grupo e mais os dois melhores terceiros colocados. Serão três grupos com seis equipes cada, caindo o critério regional, já que a composição dos grupos foi definida por critérios técnicos.

A Federação Gaúcha de Futebol tem o costume de seguir a numeração dos grupos de forma "cumulativa", ou seja, se na primeira fase tínhamos as chaves 1, 2 e 3, agora na segunda fase as chaves são 4, 5 e 6. Aviso para que alguém que não acompanha a Segundona mais de perto, acabe procurando inutilmente pelas chaves iniciais nesta fase.

Hexagonais da Segunda Fase

Chave 4


A chave 4 está formada com Bagé, Cruzeiro, Riograndense (SM), Rio Pardo, São Paulo e Três Passos. Com a credencial de boas campanhas na primeira fase, Bagé e Riograndense chegam forte neste grupo. O Cruzeiro, além de toda a tradição, começa a disputa com reforços importantes, como Gilian, que estreirá contra o Bagé. O São Paulo quase ficou de fora (apesar do 4º lugar na chave 1), obtendo a classificação na última rodada, corre por fora, mas se embalar pode repetir os bons públicos do ano passado no Aldo Dapuzzo, levando o time à classificação. O Rio Pardo, para um ano de estréia, fez uma boa campanha, chegando em 3º lugar no seu grupo e o TAC chegou em 5º, num grupo aparentemente difícil.

Chave 5


Formada por Cerâmica, Guarany, Lajeadense, Pelotas, Porto Alegre e Santo Ângelo.
Na chave 5 quem chega credenciado por uma ótima primeira fase é o Pelotas, que além disso vem se reforçando bastante, e hoje possui um ótimo elenco. O Porto Alegre chega como primeiro colocado de seu grupo na primeira fase, mas com pontuação menor que a do Pelotas. Do Guarany todos esperam uma segunda fase melhor que foi a primeira, já que recém agora os bons reforços já se encontram ambientados na equipe (entre eles Cássio e Alê Menezes). O Santo Ângelo classificou em 3º no seu grupo, mas o clube tem tradição recente de boas campanhas nas fases decisivas. Cerâmica fez uma campanha mediana (as expectativas eram maiores em virtude da campanha da Copa Lupi Martins do ano passado) e o Lajeadense, que antigamente sempre fazia bons times, entrou na última vaga de classificação.

Chave 6

Aimoré, Brasil (Fa), Flamengo, Glória, Panambi e Rio Grande formam a última chave. Na chave 6 quem chega com estampa de favorito é o Glória, melhor campanha entre todos os clubes da primeira fase, com 33 pontos e elenco numeroso e qualificado. O Aimoré também fez uma boa primeira fase, e chega para brigar por vaga, junto com o Brasil de Farroupilha que ultimamente tem sempre investido acima da média nos seus times. O vovô Rio Grande se reforçou, acabou como terceiro da chave 1, mas nos últimos jogos da primeira fase teve uma sequência de maus resultados, o último deles uma derrota exatamente para o Flamengo de Alegrete, que após empolgante início de campeonato, ficou com a última vaga da chave 1. O Panambi chegou com um honroso 4º lugar, vindo da chave do Glória.

Tabelas do 1º Turno:


Imagens das tabelas: site da Federação Gaúcha de Futebol

2 comentários:

Germano Jaeschke Schneider disse...

Já saiu a tabela de jogos?

George disse...

Saiu sim, Germano.
Aprovetei que perguntaste e colei as imagens das tabelas do primeiro turno na postagem, e no site da FGF tem completa.

Postar um comentário

top