Nossos queridos potreiros

Uma discussão que envolve os estádios gaúchos é a dimensão do gramado de cada estádio. Os torcedores discutem, puxam metros pra cá, metros pra lá, e assim vai.


Colaborou para esta curiosidade uma afirmação recorrente, emitida pelos ilibados comentaristas da RBS TV, que muitas vezes falam que o campo de tal time "é pequeno", o que dificulta, segundo eles, a prática do bom futebol quando Inter ou Grêmio jogam no interior. Aqui eu sempre tive esta dúvida: será que eles não confundem alambrado perto do campo, com a real dimensão do gramado?


Numa conversa com um amigo comentei sobre isto, e alguns dias depois ele retornou, através de e-mail, as medidas de vários gramados de alguns estádios do Rio Grande do Sul. O levantamento não tem rigor científico (apesar de ele ter tentado o máximo de exatidão, e também o fato de algumas marcações serem fracas), mas já é alguma coisa frente à desinformação gerada por discussões entre torcedores, medidas divulgadas por sites oficiais, wikipédias, etc. Quanto à precisão do Google Earth, cabe salientar que qualquer erro é reduzido em relação aos demais gramados, já que todas as medidas foram geradas pela mesma fonte.


E aí? Será que a dupla Gre-Nal realmente sofre com os tais "campos pequenos"? Será que o campo do XV de Novembro tem, além do ótimo gramado, medidas de uma quadra de futsal?


Lembrando que pela regra, o campo de futebol deve ter de largura entre 45 e 90 metros, e entre 90 e 120 metros de comprimento (em jogos internacionais estas medidas sobem para entre 64 e 75 metros de largura e entre 100 e 110 metros de comprimento).


Abaixo, alguns campos do Rio Grande do Sul[1][2].


[1]Qualquer correção, usem os comentários. Reclamações quanto às medidas, falar com Luciano Avancini, responsável por este erro contra o SEU time.
[2]Aqui as imagens foram reduzidas para melhor navegação.
_____________________________________________

Alfredo Jaconi


Antônio D. Farina





Beira-Rio




Bento Freitas




Estádio 19 de outubro



Estádio Alcides Santa Rosa



Estádio Aldo Dapuzzo


Estádio Boca do Lobo



Estádio Centenário




Estádio das Castanheiras




Edmundo Feix




Estrela D'alva






Florestal




Nicolau Fico




João Martins




Luiz de Medeiros




Passo D'areia




Santa Rosa




Zona Sul




Montanha dos Vinhedos




Olímpico



Pedra Moura




Sady Schmidt




Ulbra

8 comentários:

Maurício Alejándro Kehrwald disse...

Aquele primeiro estádio não é onde a torcida local cospe, odeia negros e torce para o Grêmio?

Anônimo disse...

As dimensões do gramado do Estádio Olimpico Monumental estão erradas 57m? HAHAHA

O cara que mediu no minimo é um macaco.

Até baixei o Google Earth. E vejam só

http://img195.imageshack.us/img195/7636/olimpico.jpg

68,31m o que bate com o que tá no site oficial do Grêmio, que teria em torno de 105x68m

Corrige isso aí.

George disse...

Anônimo, foi erro de digitação, segundo me informou o Luciano. Já corrigi, segundo os dados por ele enviados. E ele não é macaco, em qualquer dos sentidos empregados, apenas burro mesmo.

Maurício: Mas não é daquele time que tu diz que não tem torcida também?

Anônimo disse...

Sobre o comentário do Anônimo, realmente, questão de erro de digitação. Levem em conta que 10 metros na largura de um campo passam praticamente despercebidos! Não interferem em praticamente nada. Também vamos assumir que a marcação do Olímpico, assim como a de vários outros, é quase intuitiva no Google Earth. Mas fica o registro da correção de um erro por um leitor atento e, além disso, a prova de que a inclusão social e digital realmente está em andamento no País. Um abraço a todos
Luciano Avancini

Maurício Kehrwald disse...

ahuahuauhauhahuauhuahauhauhaahuahuauhauuhuhauahuhauaa

"e, além disso, a prova de que a inclusão social e digital realmente está em andamento no País."

Pf: apoiando o ódio e a segregação até o limite!

uahhuaahuhuauhahuahuahuahuuha demais!

Maurício Alejándro Kehrwald disse...

preciso do teu mail, George

Anônimo disse...

Mauricio Kehrwald:
Aquele primeiro estadio e onde as pessoas VAO PARA TORCER PARA SEU TIME E NAO FICAR NA FRENTE DA TV OLHANDO PFC E COMENDO PIPOCA.
ja que muitos torcedores do interior ficam pagando pau pra duplinha GAYNAL.

SDS JUVENTUDISTAS

Zanetti disse...

Tá tudo errado isso aí. As dimensões do gramado da Montanha dos Vinhedos são: 110m x 76cm. Que piada, o gramado do Antônio David Farina maior que o da Montanha dos Vinhedos... huahuahauhauahuahuahauhauahuahuahuaha.

Postar um comentário

top