Segundona Gaúcha 2011

Neste final de semana começa a Segundona Gaúcha 2011. O verdaeiro futebol gaúcho volta a respirar (ainda que por aparelhos) por 28 estádios (ou não) espalhados por toda República Rio-Grandense.

Todos sabem que Segundona Gaúcha é o melhor campeonato de futebol do país. Mas este ano estará mais encardida ainda e desde a primeira fase. Devido ao aumento do número de clubes (que nesta edição chega aos 28 participantes), a Federação Gaúcha de Futebol resolveu promover a volta da Série C em 2012. E farão parte da Série C, além dos clubes novos ou reativados (que sempre tem), os dois últimos colocados de cada chave, já na primeira fase. Ou seja, na Chave 1, por exemplo, formada por 6 clubes que já foram campeões gaúcho da 1ª divisão, e pelo centenário 14 de Julho, terá dois clubes tradicionais inevitavelmente na Terceirona ano que vem. Então pode-se esperar verdadeiros embates campais desde a primeira fase, que em outros anos era mais “calma” se comparada às fases subseqüentes.

Uma outra novidade é mais uma viagem cara para os clubes da Metade Sul: União Frederiquense, de Frederico Westphalen participará pela primeira vez da Segundona. Tem também a volta do Riopardense, que ano passado esteve licenciado.

A lamentar as ausências (já tradicionais) de Grêmio Santanense e São Gabriel.

Como todo começo de Segundona, mas este ano em especial, as torcidas estão se mobilizando, apesar e dentro da penúria já conhecida; e lentamente, ao menos parece para quem acompanha jornais e internet, o pessoal mais jovem do interior gaúcho está apoiando um pouco mais os clubes locais.

Obviamente o objetivo de todos é subir, chegar ao grande pampa da “elite” do futebol gaúcho. Mas a 1ª divisão gaúcha está cada vez mais longe do Interior, até por culpa do abandono dos torcedores interioranos. Esse torneio de 3 meses é um suicídio para os times do interior, salvo aqueles que conseguem uma vaga para a Série D do Brasileirão. Mas agora que a FGF distribui uma grana alta para que os clubes da 1ª montem times pra 3 meses, é um argumento forte para que os dirigentes achem o Gauchão um grande negócio. Mesmo que passem o resto do ano fechados, perdendo torcedores que assistem pela TV Libertadores e Brasileirão. O tamanho continental do Brasil fez com que o nosso futebol ainda não tenha se consolidado, com campeonatos decentes e temporadas completas para todos. Mas isso fica pra outra postagem.


Para quem andava esquecido da Segundona, abaixo o regulamento resumido, os clubes e onde acompanhar. Os primeiros jogos já serão neste sábado, olha aí na tabela da primeira rodada mais abaixo.

Boa Segundona!
________________________________________

Regulamento resumido (retirado da Wikipédia):
A competição será disputada em quatro fases:
- Na primeira fase, os clubes serão divididos em quatro chaves e os cinco primeiros colocados de cada uma delas avançam à próxima fase. Os jogos serão de ida e volta e as equipes que não se classificarem disputarão a Terceira Divisão Gaúcha em 2012.
- Na segunda etapa, os vinte clubes serão divididos em cinco chaves, se classificando os dois primeiros colocados de cada uma delas à terceira fase. As partidas serão de turno e returno.
- A terceira e penúltima etapa da competição contará com dez clubes, divididos em duas chaves. Os jogos serão de ida e volta e os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para a última fase.
- A última fase será formada pelas quatro equipes restantes. Elas disputarão em jogos de turno e returno duas vagas para a Primeira Divisão Gaúcha de 2012.
________________________________________

Primeira rodada:
26/02 - Riograndense x Juventus - 16 horas
26/02 - Atlético-Ca x Guarani-VA - 17 horas
26/02 - Brasil-Fa x Cerâmica - 18h30min
26/02 - Brasil-Pel x 14 de Julho - 20 horas
27/02 - São Paulo x Farroupilha - 19h30min
27/02 - Milan x Três Passos - 16 horas
27/02 - Garibaldi x Sapucaiense - 16 horas
27/02 - Guarany-Cam x Aimoré - 16 horas
27/02 - União x Santo Ângelo - 16 horas
27/02 - Passo Fundo x Glória - 18h30min
27/02 - Riopardense x Gaúcho - 16 horas
28/02 - Bagé x Rio Grande - 20 horas

________________________________________

CLUBES:
________________________________________

UNIFORMES:


___________________________________

Onde acompanhar notícias de todos os clubes:
http://www.segundonagaucha.com/
http://peleia-fc.blogspot.com/
http://wp.clicrbs.com.br/entrevero/?topo=2,1,1,,,2

________________________________________


Sites dos clubes:
14 de Julho
Aimoré
Atlético-CA
Avenida
Bagé
Brasil-FA
Brasil-Pel
Cerâmica
Esportivo
Farroupilha
Garibaldi
Gaúcho
Glória
Guarani VA
Guarany BA
Guarany CA
Juventus
Milan
Panambi
Passo Fundo
Rio Grande
Riograndense
Riopardense
Santo Ângelo
São Paulo
Sapucaiense
TAC
União

2 comentários:

Daniel disse...

ei eu coloquei o comercial do teu blog no meu blog,entao tem como tu colocar o comercial do meu blog no teu.blz

Daniel disse...

ei eu coloquei o comercial do teu blog no meu blog,entao tem como tu colocar o comercial do meu blog no seu.vlw

Postar um comentário

top