Fim do primeiro turno


E chegamos ao final do primeiro turno do quadrangular final da Segundona 2009. Ontem à tarde, no estádio dos Eucaliptos, o Riograndense sofreu uma goleada para o time do Porto Alegre: 1 x 4. Na terça-feira, o Pelotas, que jogou de tarde na Boca do Lobo, havia feito 3 x 0 no Cerâmica.

Com os resultados, o primeiro turno termina nestas condições:

1º - Pelotas : 6 pontos
2º - Porto Alegre : 4 pontos (saldo +2)
3º - Cerâmica : 4 pontos (saldo +1)
4º - Riograndense : 3 pontos

O Porto Alegre tem o melhor ataque (8 gols marcados), o Pelotas a melhor defesa (2 gols sofridos). Pior ataque e pior defesa pertencem ao Riograndense (3 gols marcados e 7 sofridos. Neste quesito empata com o Cerâmica, que também sofreu 7 gols).

Restam agora 9 pontos a serem disputados. Vamos ver como será a disposição de jogos:
Pelotas: dois jogos fora e um em casa.
Porto Alegre: dois jogos em casa e um fora.
Cerâmica: dois jogos em casa e um fora.
Riograndense: dois fora e um em casa.

Nesta relação, teoricamente, Cerâmica e Porto Alegre podem ter maior vantagem, e ambos jogam contra o líder Pelotas em casa. Mas a Segundona tem mostrado resultados surpreendentes, até no que diz respeito a placares elásticos. Ontem, por exemplo, o Riograndense, de boa campanha, sofreu a segunda (nas fases final e semifinal) goleada em seus domínios por 1 x 4. Na fase anterior, outro exemplo: numa rodada o Pelotas perdeu em casa para o Riograndense por 1 x 2, para na rodada seguinte fazer um 1 x 4 em Santa Maria. Bebeto Rosa tem a fama de também ser um motivador, resta saber se será suficiente para reverter a situação contra o mesmo Porto Alegre só que agora fora de casa. Já o Cerâmica pega o Pelotas, em Gravataí, e também precisará quase que obrigatoriamente da vitória. Lembrando que, se pegarmos como exemplo a fase anterior, que foi disputada neste sistema, nem os 9 pontos conquistados pelo Panambi , foram suficientes para obter a classificação. Mas por enquanto, por óbvias razões, o Pelotas é quem está mais perto de uma das vagas. Restam 3 partidas apenas e tudo recomeça neste final de semana.


O público que está acompanhando a fase final da Segundona nos estádios tem sido muito bom, principalmente nos casos de Pelotas e Riograndense. E isto já ocorria com outros times, nas outras fases, provando que a Segundona é o campeonato com mais apelo (comparado ao insosso e mais curto que estribo de petiço, Gauchão). Além disso, o nível técnico desta fase final tem sido bom, com a TV Com transmitindo bons jogos de futebol, sem prejuízo da tradicional pegada e de alguns lances mais pitorescos (para não deixar acabar a mística). Mas já passou da hora de olharmos a Segundona como um bom campeonato de futebol (seguramente o melhor do RS, no mínimo), não só pelo que há de curioso, mas também pelas paixões, que apesar de tudo, ainda mobilizam o futebol do interior do Estado.

Fotos:
Riograndense x Porto Alegre, nos Eucaliptos. Retirada do site oficial do Riograndense.
Pelotas x Cerâmica, foto de Gabriel Ribeiro, retirada do site oficial do Pelotas.

0 comentários:

Postar um comentário

top