Alguns Estádios interessantes da Copa África 2010

O texto abaixo é do Luciano, do Trincheira Cerebral, que de vez em quando escreve também sobre futebol. O blog dele trata sobre uma infinidade de assuntos, vale a visita (o endereço do Trincheira Cerebral está fixo ali nos "links extra-campo").
________________________________

Alguns Estádios interessantes da Copa África 2010

Eu comecei a pensar em escrever este post depois do jogo da Alemanha x Austrália.
Do alto de minha sapiência futebolística (como podem comprovar através dos palpites), só comparada ao Galvão falando de música e futebol, achei que uma das favoritas é a Alemanha. Mas agora, não dá mais para fazer previsão nenhuma sobre os jogos da copa. A Alemanha perder para a Sérvia foi o equivalente ao Dunga não usar gola rolê durante os jogos, praticamente impossível, quase uma utopia.

Mas outra coisa que me chamou a atenção foi o estádio, que achei impressionante. Já tinha achado o Soccer City muito legal, mas o Moses Mabhida achei impressionante. Não tinha prestado muita atenção aos estádios antes, mas são uns panelões. As tais vuvuzelas nestes estádios devem triturar a sanidade de um cidadão. Por um momento estavam considerando proibir, para deleite do público nos estádios (acredito eu) e infortúnio do público televisivo global (poderíamos ouvir melhor o Galvão), mas parece que desistiram. O som tá melhor que o futebol e já que a China fabrica 90% das vuvuzelas da Copa, se as proibíssem nos estádios, o que os torcedores da Coréia iam fazer nos intervalos dos jogos? Para completar a curiosidade, cada vuvuzela sai a preço de custo R$ 0,50 e produz 127 decibéis. O inferno não sai caro, é baratinho baratinho. Lembrem disso.

Voltando ao assunto, resolvi então, para encher lingüiça, fazer esta postagem sobre alguns estádios da Copa do Mundo 2010 - África. Talvez complete depois, talvez não.

Soccer City - O canecão de cerveja!



O Estádio Soccer City, Johannesburgo, é um dos mais tradicionais do continente, já bem conhecido dos africanos. Foi nele a final da Copa Africana de Nações, em 1996, quando a África do Sul conquistou o título com 2x0 em cima da Tunísia. Construído na década de 80, reformado para o Mundial de 2010, teve sua capacidade ampliada de 80 mil para algo entre 88.460 / 94.700 lugares. Fica perto de Soweto. Foi no Soccer City o primeiro grande comício de Nelson Mandela após a saída da prisão, em 1990 e também o funeral de Chris Hani, em 93. Será palco do jogo de abertura e da decisão da Copa de 2010. A forma e o layout atual foram inspirados no Calabash, um pote tradicional africano, que os alegres africanos enchem e compartilham a cerveja. A Calabash é feita da Lagenaria siceraria, uma cucurbitácea (parente do nosso mogango, mas não se falam)




Esta é a Lagenaria siceraria, Calabash para os íntimos em seu estado natural e depois pronta para a festa. Além disso, saibam também que o cachimbo de Sherlock Holmes é feito de Calabash (algumas partes).





Abaixo vocês podem observar um feliz e compenetrado Guerreiro Zulu bebendo sua cervejinha em sua Calabash social (detalhe para as sobrancelhas do guerreiro ébrio..). Na próxima foto, a anarquia impera: A Calabash grupal comemorativa! Preste atenção no semblante de quem não esta de posse do trago!




Moses Mabhida - O maior Bungee Jump da África



Estádio Moses Mabhida - Considerado um dos mais bonitos da Copa, inclusive por mim, o estádio de Durban tem uma arquitetura bem diferente, com destaque para o grande arco que liga os trechos norte e sul, que faz uma referência a bandeira da África, além de um anfiteatro e um teleférico que será instalado depois da copa e dará aos turistas uma vista especial da cidade litorânea. O pessoal vai poder andar de bondinho e caminhar em cima daquele arco. Foi construído como substituto ao Kings Park, já demolido. O Estádio é nomeado homenageando Moses Mabhida, um militante contra o Apartheid, Tem capacidade para 70.000 vuvuzelas (:=D), mas por razões de segurança, acredito eu, depois da Copa ficará com capacidade para 54.000 pessoas. O Brasil joga lá contra Portugal (medo?), no dia 25/06, as 11:00.




Imagina o pulo...

Essa imagem do Mabhida visto de cima, se tirarmos o arco, lembra também..hã..esqueçam.




Ellis Park - sem frasezinhas engraçadinhas


Estádio Ellis Park - Mais conhecido pelos jogos de rúgbi em Johannesburgo. Inaugurado em 1928, hoje em dia comporta 70 mil lugares. Muito mais lembrado pelo pisoteamento de dezenas de pessoas em abril de 2001, durante uma partida entre Orlando Pirates e Kaiser Chiefs. Foi o local de estréia do Brasil, como impressionante placar de 2x1 sobre os coreanos-chineses e também será palco de uma semifinal do grupo G. Foi lá também que o Brasil ganhou a Copa das Confederações, em 2009, sobre os Estados Unidos, por 3x2. O filme Invictus, com Morgan Freeman que mostra entre outras coisas o título de rúgbi conquistado em 1995 pela África, tem o Ellis Park como "protagonista".

Nos tempos do Rubgi


Esquecendo um pouco as cheerleaders, e especialmente para relembrar os alcoolizados e ensandecidos turistas brasileiros que circularam pelos arredores de Ellis Park na terça, dia 15/06, durante a estréia do Brasil, e avisar os que pretendem ir na semifinal lá, a Trincheira Cerebral lembra que esta plaquinha foi retirada do estádio, antes da copa:


Tradução: Cuidado com seqüestros, assaltos e quebrar e agarrar (quebrar o vidro do carro e roubar).

Estamos acostumados. Não quero estragar a festa (eu não fui...) mas a região teve um total de 7.089 assaltos entre abril de 2008 e março de 2009, segundo dados oficiais da polícia sul-africana (copiados diretamente daqui). Aconteceram ainda 88 assassinatos (mais 82 tentativas) e 521 ocorrências de crimes sexuais. E a notícia que os crimes sumiram, neste link.


Nelson Mandela Bay




Estádio Nelson Mandela Bay - O estádio escolhido para a decisão do terceiro lugar e uma das quartas-de-final da Copa 2010 é o primeiro destinado exclusivamente para o futebol na região de Port Elizabeth, no sul do país, pois para adaptar o EPRU Stadium (já existente) para a copa seria muito dispendioso, tendo que praticamente reconstruí-lo. Então, montaram um novo. O Nelson Mandela Bay tem como atrativo para os turistas uma vista privilegiada do Lago North End, o estádio Nelson Mandela Bay também será usado após a Copa para shows e eventos. É chamado de Girassol (the sunflower) pela semelhança com pétalas de sua cobertura. Foi o palco da vitória da Coréia sobre a maravilhosa seleção da Grécia.




Quem quiser saber sobre os outros estádios, aqui no site da toda-poderosa FIFA tem. Por hoje é só pessoal. PORTO ALEGRE!
__________________________________
Texto de Luciano, do Trincheira Cerebral, colaborando com o Puro Futebol.

0 comentários:

Postar um comentário

top