Primeira rodada Copa 2010

E a Copa 2010 encerrou hoje sua primeira rodada. Quase tudo dentro do esperado, inclusive as infernais vuvuzelas (também conhecida como corneta de plástico, para quem tem mais de 6 anos de idade) . O narrador do Sportv, Milton Leite, relatava hoje no jogo entre Espanha x Suíça, que no vôo que levava a equipe para Durban, as aeromoças pediam, entre os procedimentos habituais de segurança, que não tocassem as cornetas durante o trajeto. Quer dizer, dentro dos estádios é uma mania dos locais, mas entre os alcoolizados turistas, virou um inferno nas cidades que recebem os jogos, levando o maior shopping da África do Sul a também proibir o toque do berrante em seus domínios.

Mas hoje elas foram silenciadas pela goleada charrua contra os donos da casa. Os 3 x 0 tocados pelos uruguayos, além de abrir cancha rumo à classificação celeste, quebrou com um jejum em Copas que durava desde 1990 (5 jogos sem vitória, desde Uruguai 1 x 0 Coréia do Sul, no referido ano). Infelizmente não pude assistir a esta partida, mas os comentaristas diziam que o Uruguai iria ser mais ofensivo (em relação ao primeiro jogo). Não sei se foi este o motivo dos 3 gols, resta ver o VT.

Dos jogos que assisti, o melhor até aqui foi Espanha x Suíça. E não pela propalada técnica da Fúria, que até esteve presente, mas pelas duas propostas distintas de jogo, em que a Suíça saiu vitoriosa e com grande mérito. A Suíça, apesar de não levar gols em Copas a não sei quantos jogos (só sei que tenta quebrar o recorde da Itália em minutos sem tomar gols) é meio que vista com escárnio, até porque a mesma facilidade com que tem em se defender, é inversamente proporcional na hora de fazer gols. Mas além deste quase folclore que se criou, ao menos no jogo de hoje a Suíça mostrou-se uma equipe realmente sólida na defesa, com boa saída de jogo (para padrões de times europeus-retrancados), ainda que escassas. Sofreu um contra-ataque de perigo, em lance que estava cobrando um escanteio. Devem evitar escanteios a favor, portanto. Além do mais, o jogo foi outro balde de água fria na imprensa firulera, que esperava o jogo de hoje para mostrar aos brasileiros como deve portar-se uma equipe favorita.

Deve doer na alma moleque-arteira-firula-perdebonito-goleadassempre ter que citar como exemplos, os resultados de Alemanha e Uruguai.

Segue a Copa 2010 e acho que não teremos surpresas - novamente - sobre quem será o campeão.

Foto: El País - Uruguai

0 comentários:

Postar um comentário

top