Uniformes dos times gaúchos

Uma postagem do blog argentino La Redó, intitulada Colores del mundo, uníos (?), gerou a curiosidade de fazer o mesmo levantamento por aqui. A postagem citada trata sobre as cores dos uniformes dos clubes das principais ligas do mundo, quais as cores e disposições que mais se repetem em cada um desses campeonatos. Com isto, fiz o levantamento dos uniformes dos times gaúchos, da 1ª e 2ª divisão de 2009 no Estado.
Começando pela 1ª divisão:


Da esquerda para a direita:
- Avenida
- Brasil-Pel
- Caxias
- Esportivo
- Grêmio
- Inter-SM
- Internacional
- Juventude
- Novo Hamburgo
- Santa Cruz
- São Jose - PoA
- São Luiz
- Sapucaiense
- Ulbra
- Veranópolis
- Ypiranga

Como (acho que) podem ver na imagem acima (editado: clicando na imagem dá para visualisar em tamanho maior), as cores mais presentes nos uniformes do Gauchão são o vermelho e o azul, com quatro clubes que as têm como cor predominante para cada lado. Como cor coadjuvante preto ou branco aparecem quatro vezes. No quesito listras, que estão em sete uniformes, a predominância são das verticais, tendo um único uniforme listras horizontais (e assim mesmo só na altura do peito), o do Veranópolis, que também se destaca por ser “pentacolor”.

Segundona Gaúcha:

Da esquerda para direita:
- 14 de Julho
- Atlético de Carazinho
- Aimoré
- Bagé
- Brasil-FA
- Cerâmica
- Cruzeiro-PA
- Farroupilha
- Flamengo de Alegrete
- Glória
- Guarany
- Lajeadense
- Milan
- Porto Alegre
- Pananbi
- Pelotas
- Rio Grande
- Riograndense-SM
- Rio Pardo
- Santo Ângelo
- São Gabriel
- São Paulo
- Três Passos

O verde é a cor predominante em 6 uniformes (aqui considera-se como predominante mesmo quando divide as listras com outra cor), junto com o vermelho (também em 6 camisas), e entre as combinações a mais comum é o rubro-verde, junto com os rubro-negros, 4 para cada lado. O amarelo predomina em outras três camisetas e o azul em quatro. Nas listras, goleada para as verticais, que aparecem 11 vezes, mas diferentemente da Primeira Divisão, aqui as horizontais têm vez e estão nas camisas de 4 clubes.

Resumindo, ao final desse pequeno levantamento, não se chega a quase nenhuma conclusão interessante, a não ser que quando fui fazer a imagem com os times da Segundona, a primeira e mais importante dúvida que apareceu foi: já não estaria na hora de voltar a Série C?

___________________________________________
Para confirmar a distribuição das cores nos uniformes utilizei a Wikipédia, mas em alguns casos a descrição do primeiro uniforme não batia com os que vemos nos campos usualmente. Um dos exemplos é o São José de Porto Alegre, que na maioria das vezes vejo de azul escuro, mas na Wikipédia constra como primeiro uniforme o todo branco, nestes casos fui confirmar a informação com imagens do Google. Mesmo caso do São Luiz, que tem como primeiro uniforme a camisa branca, e eu achava que era a vermelha. Neste eu utilizei a informação da "enciclopédia" por não ter chegado a uma conclusão através das imagens.
Os contornos dos uniformes retirei de uma imagem do blog
Café Fútbol.

4 comentários:

Germano Jaeschke Schneider disse...

Pensei que o Ypiranga fosse amarelo.


Acho que não há necessidade de se recriar a série C, pois seria apenas uma "caravana da miséria", mas dramática do que a B.

Acho que a FGF deveria turbinar a B, esse sim um campeonato muito interessante, muito mais do que a própria A, apoiando os clubes, seja bancando taxas de arbitragem, viagens, intermediando patrocínios, distribuindo cotas de tv, possibilitando com que mais equipes participem, ou voltem a participar.

George disse...

Pois é, Germano...esse seria o problema e grande risco dda volta da C. Na última que teve, eram 5 ou 6 clubes participando. Mas este ano, por exemplo, foram 37 clubes ao todo (A e B somadas). Daria para ter uma B menor, mas também não sei se seria a solução.

Teve uma época dos anos 90, em que a C era bem disputada (parecida com a Série B atual) e a Série B era um tipo de "apêndice" do Gauchão, pelo seguinte: campeão e vice da B, entravam nas oitavas de finais do Gauchão do mesmo ano, e já permanecia na Série A para o próximo ano. Mas eram apenas 12 ou 14 times na B (era bem forte).
De toda maneira não sei qual a melhor opção atualmente.

Martín disse...

¡Anda¡, me hizo mucha ilusión que usaras mi plantilla para crear los uniformes. Quedo además muy bonito.

Gracias ;-)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

top