Aperitivo

Dia 16 de fevereiro escrevi aqui no blog: "Acham a Libertadores "puxada"? Esperem a segundona gaúcha começar..."

Pois errei. Não precisou começar. Nesta quinta-feira, num amistoso preparatório para a Série B do Gauchão que começa em março, enfrentaram-se em Santa Maria, Inter-SM x Bagé.

No primeiro tempo, farta distribuição de cartões amarelos para a equipe jalde-negra do Bagé, que culminou com a expulsão do meio-campista Marcelo Geisler. O Bagé já foi pro vestiário inconformado com a arbitragem.
Na volta para o segundo tempo, o Bagé com um homem a menos, e logo aos 12 minutos, o árbitro marca pênalti...contra o Bagé, e em jogada duvidosa.
O tempo fecha, os jogadores do Bagé vão reclamar veementemente com o árbitro, e também a comissão técnica. O trio de arbitragem se junta ao lado da linha lateral, e alguns do Bagé partem pra cima da arbitragem, e um mais exaltado acaba acertando alguns socos no árbitro.

O jogo foi interrompido por ali mesmo, e a direção do Inter-SM não quer mais saber do amistoso "de volta", que seria neste domingo, em Bagé.

Bom, em termos de mídia, aconteceu o que sempre aconteceu. As imagens foram, mostradas no Globo Esporte do Rio Grande do Sul, no Globo Esporte nacional e até no Arena Sportv (tv fechada). Não critico, sei que isto é notícia, pela violência, mas cá entre nós muito também pelo "pitoresco", na ótica nacional.

O problema, é que Bagé, e mais uma turma de times do interior do Rio Grande do Sul, morrem de inanição em termos de espaços na mídia, ainda mais na nacional, e na Globo.

O Bagé, e outros similares, só são notícia quando peleiam (literalmente) ou quando são chacota, na visão da grande imprensa (algumas vezes as duas coisas).

Isto não é algo que se possa dizer irrelevante. Exposição é também patrocínio, para este ou para o ano seguinte. Aumenta o poder de barganha na negociação, o interesse de torcedores mais distanciados, entre outras coisas. Mas para os "bagés" do Rio Grande do Sul, mídia, só a soco, como ontem.

E soco tem.

Mas para que não digam que não assumo meus erros, novamente reforço o mea culpa: disse que era para esperar o início da Segundona Gaúcha pra verem um campeonato "puxado" e aguerrido de verdade. Não precisou esperar. O aperitivo foi dado pelo Bagé, num amistoso, e parece que o paladar nacional aprova.

Adendo: Por isso, talvez por ter me criando vendo estes jogos, me causa estranheza a generalização do termo "futebol brasileiro"...cabe outro tópico, bem longo, ou vários sobre o tema. Claro que não precisa acabar em pancadaria, mas a presença do jogo ríspido (não necessariamente violento) é uma das idiossincrasias daqui do fim do fundo da América do Sul (como diria Vitor Ramil), mas é uma particularidade evidente, que a generalização ofusca e torna desconhecida.

Foto: Jornal Minuano (Bagé-RS)

0 comentários:

Postar um comentário

top