O leitor Maxi envia um link para um excelente artigo do professor Ronaldo Helal denominado "Jogo Bonito: el fútbol brasileño en la prensa argentina" , que é o resultado parcial de uma pesquisa que o professor fez para sua tese de pós-doutorado, na Universidade de Buenos Aires. Helal é brasileiro, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e ocupou-se em estudar a relação futebolística entre Brasil e Argentina e a rivalidade, nos meios de comunicação.

O estudo (para o pós-doutorado) foi batizado de "Fútbol, Medios de Comunicación y Nación: las narrativas sobre la selección brasileña de fútbol en la prensa argentina".

Um interessantíssimo assunto, muito bem trabalhado neste artigo do Prof. Ronaldo Helal.
É neste artigo que surge a frase de outro professor, argentino, que resume a rivalidade entre Brasil e Argentina, que já foi publicada em alguns veículos brasileiros: "o Brasil ama odiar a Argentina e a Argentina odeia amar o Brasil".

No artigo, Helal sustenta que na ótica Argentina da rivalidade, há muita ironia, mas nunca deixam demonstrar admiração pelo futebol brasileiro, coisa que é mais incomum pelo lado brasileiro, segundo observa o professor.

Como residiu em Buenos Aires, Helal relata fatos pitorescos, que não são conhecidos aqui no Brasil. Fala que é muito mais comum ver camisas da seleção brasileira por lá, do que por aqui, e até as famosas sandálias (aqui no RS, chamamos de "chinelo de dedo") "Havainas" com a bandeira do Brasil são usadas por lá.

A abordagem da pesquisa utiliza bastante as manchetes e textos do Diário Olé (o estudo é sobre a imprensa argentina e seleção brasileira), então há muitos trechos em que o tradicional deboche do Olé é citado, mas a relação é ambígua, entre o amor e o ódio, admiração e provocação em relação ao futebol brasileiro.

O estudo também adentra no terreno da identidade nacional, relativa também ao futebol, e tenta decifrar as origens da imagem do chamado "futebol arte" brasileiro e do "fútbol criollo" argentino.

Estes estudos de forma mais aprofundada e séria, se não são raros na literatura futebolísticas, também não são corriqueiros, de forma que sempre é com grande interesse que vejo estas informações, relatos e considerações.

Vale a leitura, em espanhol, e recomendo fortemente o link:
http://www.efdeportes.com/efd88/jogo.htm

Gracias, Maxi, pela indicação.

Foto: capa do Diário Olé, após a eliminação brasileira na Copa de 2006.

1 comentários:

João Xavier disse...

esse cara deve ter esquecido de levar em comta aquela cambada de paga pau de argentino que tem no bairro da azenhain

Postar um comentário

top