The Football Factory

Já havia assistido o "Hooligans", que é aquele filme com o Elijah Wood ou "Frodo", sobre a violência entre torcidas no futebol bretão. Depois de comentar, vi em vários fóruns, o pessoal elogiando mais o The Football Factory (o título em português é "Violência Máxima" - impressionante como avacalham com os títulos originais aqui no Brasil), e muitos indicando como melhor entre os dois mencionados - a comparação é(?) inevitável.

Então ontem assisti ao The Football Factory. Na verdade eu gostei do filme sim, é bem interessante até porque usa bastante do humor, sem ser comédia, é claro, tendo vários momentos engraçados. Mas quem espera ver algo sobre futebol ou relacionado, não há uma nesga. Nada. Os torcedores nem camisas dos times usam. Não sei se esta é a realidade local inglesa, mas acho que durante todo o filme vi dois ou três adereços dos times citados e um pequeno trecho de um jogo entre duas "escolinhas".

Na verdade são gangues de bairros que se enfrentam tendo como pano de fundo suas simpatias clubísticas. Se isto, de certa forma não decepcionar o fã do futebol e de cultura futebolística, o filme é legal. Mostra a velha Inglaterra, aquele ambiente londrino de pubs e ruas antigas. O filme se é fiel à realidade, mostra que o pessoal inglês anda muito desocupado mesmo em termos de diversão. Sem nada melhor para fazer nos finais de semana, o povo prefere a adrenalina de enfrentamentos com rivais à uma mesa de poker, e com muita cerveja, maconha e cocaína como coadjuvantes.

E tanto em Hooligans como em The Football Factory, aparece a ansiedade com que as torcidas esperam o sorteio da Copa da Inglaterra (que como no Brasil junta times de todas as divisões). Aqui no Brasil não há isso, de esperar o sorteio, assistir, etc. Mas isso também devido às dimensões do Brasil. Como disse antes, essas torcidas são gangues que convivem na mesma cidade muitas vezes, ainda que seus times não se enfrentem, e a Copa é o único momento em que times como Manchester e Liverpool, enfrentarão clubes modestos e no caso inglês, em que suas gangues poderão enfrentrar-se "oficialmente".
E apesar disso tudo, também nos dois filmes, as brigas retratadas são sem facas, revólveres e assemelhados. Rola um tijolo aqui e um "soco-inglês" ali, mas nada comparado com o que aparece em alguns estádios brasiileiros. Só não sei se é assim na realidade também.

Sobre a violência propriamente dita e o título em português, não espere muito: nada demais.
Mas quem estiver interessado em locar, vale pelo entreterimento e pelo humor, nota 7,5.

2 comentários:

Maurício Alejándro Kehrwald disse...

Com o preço das locadoras em Caxias, 7,5 é uma nota muito baixa pra eu poder locar um lançamento!

Vou esperar mais um tempo pra locar

George disse...

Maurício, aqui o problema dos lançamentos era o prazo (24 horas pra entrega), mesmo que fossem locados 4,5 filmes. Mas abriu uma locadora bem "amistosa", que o preço é 1,50 pra todos os títulos e tu fica com os filmes de acordo com o número de dvd's locados, 3 dvds, 3 dias, por exemplo.

Agora se não quiser perder dinheiro mesmo, NUNCA aluga o "Guerra de Torcidas", uma espécie de documentário com cenas de violência dos ultras italianos, com comentários mais que genéricos de José Trajano, bem enlatadão, tipo "vídeos incríveis". Farei uma "sinopse" em outro post sobre este abacaxi.

Postar um comentário

top