Guerra de Torcidas

Ainda sobre filmes de torcedores de futebol, um que assisti e não gostei foi o Guerra de Torcidas (Hooligans e Thugs: Soccer´s Most Violent Fan Fights). Na realidade o filme é um documentário, feito (quer dizer, editado) em 2005, mas com imagens bem antigas de ultras italianos (na maior parte das cenas) envolvidos em distúrbios. Mais para o final do filme, as cenas são de torcedores ingleses, e alguns holandeses.

A idéia, apesar de não ser muito original, até que não é ruim. O problema é que o pessoal parece que não quis ter muito trabalho e também não entendem de torcidas.

O resultado é que o documentário é um apanhado de imagens amadoras, jogadas de forma desorganizada no filme. Quase não há informações sobre as torcidas envolvidas, passando a nítida impressão que o texto foi feito por alguém estranho ao futebol. As cenas são antigas e também não são informadas as datas, apenas quando aparece na gravação devido à filmadora amadora (a maioria é de meados de 90).
A locução é bem parecida (quanto ao conteúdo, ou falta dele) com as dos programas do tipo "Vídeos Incríveis" ou dos vídeos que o Sílvio Santos passava nos tempos do programa "Tentação".

Na capa (nesta daí de cima não aparece, mas no DVD que aluguei tinha) em destaque aparece: "comentários de José Trajano"(ESPN Brasil). Bem, realmente Trajano comenta, mas não sobre o que está aparecendo no filme, e sim um papo sobre violência de torcedores, bem genérico.
E não sei onde gravaram o áudio, mas parece que o Trajano está sentado no seu banheiro, com um eco de fazer inveja a muitos vídeos amadores.

Além disso, para completar os 65 minutos do filme, os caras deixam rodando longas "picuinhas" entre meia dúzia de torcedores, que se arrastam por vários minutos. Tem alguma ou outra cena mais bizarra, mas poucas. Resumo da história: eu estava torcendo que acabasse duma vez.

______________________________
A imagem do garoto da capa do filme fez sucesso aqui no Brasil, porque o pessoal usava a foto dele em montagens com camisetas de vários times brasileiros, nos avatares de fóruns e no Orkut.

0 comentários:

Postar um comentário

top