Inter, Campeão do Mundo


Mais uma vez, o futebol demonstra que algumas obviedades e chavões, por mais batidos que sejam, nem sempre são aprendidos. Não especificamente por parte do Barcelona, mas por parte de quem participa do contexto extra campo. Não sabemos se o Barcelona achou que poderia obter uma vitória fácil, ou a intensidade desse pré-julgamento, se houve. Mas que antes desta final do mundial muitos não levaram em conta as peculiaridades do futebol, isso se observou.

O Inter foi a campo com uma proposta definida, e talvez a única possível para buscar a vitória: impedir a liberdade de atuação dos principais jogadores do Barcelona. E os jogadores colorados foram muito competentes nesse intuito, jogado com o máximo de concentração, vigiando cada espaço de campo.

No primeiro tempo, o Barcelona teve duas chances mais claras, sendo a mais perigosa a falta cobrada por Ronaldinho. O Inter, com chegadas menos perigosas teve suas melhores chances com um desvio fraco de Alexandre Pato e chute em diagonal executado por Índio, que saiu sobre o gol. Zero a zero e intervalo. Importantíssimo para o estado anímico da equipe gaúcha, esta ida para o vestiário com o empate no marcador.

Na volta para o segundo tempo, as intenções pareciam como as da primeira etapa. O Inter mais preocupado em ser perfeito defensivamente e buscar, em saídas rápidas, situações perigosas contra o gol do Barcelona.

A certa altura, algo que os colorados não contavam: Fernandão sai de campo machucado e é substituído justamente pelo criticado Adriano Gabiru.
Apreensão ainda maior na torcida gaúcha. Sai talvez o maior ídolo desta atual equipe colorada, para a entrada do mais criticado pela torcida, quase o anti-herói. E mais uma vez o futebol mostra que é caprichoso, e parece que faz absoluta questão que ninguém jamais desvende seus caminhos.

O jogo caminhava para aquele momento em que tudo parece estar definido, indo para um empate. Mas numa aliviada de Índio, quase em cima da linha de fundo do Inter, ele manda pra frente. A bola é desviada da intermediária do Inter por Adriano, que toca pra frente de cabeça.
Vai a bola para Luis Adriano, que também de cabeça toca mais à frente para Iarley, que já se encontra no lado espanhol do campo. Iarley domina e num belo corte se livra de dois defensores do Barcelona, e vvê dois jogadores do Inter passando da linha da bola para servirem de opções. Um passa pela direita de Iarley, outro pela esquerda. É Adriano Gabiru. Iarley que fez o cálculo perfeito, passa no momento exato, evitando tanto a precipitação, como o impedimento. Adriano Gabiru ajeita e na saída de Victor Valdez, bate para o fundo das redes. 1 x 0. Delírio em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul.

Após o gol, Ronaldinho quase empata numa cobrança de falta que passou rente ao poste e antes Clemer havia feito belça defesa no chute de longa distância de Deco. Mas o Inter soube suportar o final da partida. Só Iarley e Rubens Cardoso, perto da linha de fundo do Barcelona, ganharam alguns preciosos minutos, prendendo a bola por ali, ganhando faltas, escanteio e lateral.
Até que o árbitro apita o final do jogo.

Na transmissão da Rede Globo, Galvão Bueno dizia: "há que se respeitar o futebol brasileiro". Não deixa de ser verdade, mas não sei até que ponto o Barcelona deixou de respeitar. Acho que a frase "completa" seria apenas: "respeitem o futebol".
Ele é caprichoso e parece que tem certo prazer em destronar que esquece das suas lições.

Festa colorada e Fernandão, mais uma vez este ano, levanta uma taça cobiçada por muitos.

O Sport Club Internacional, é campeão mundial de futebol.

Fotos: Site da Fifa e Terra Esportes

0 comentários:

Postar um comentário

top