Copa do Mundo e vagas

A FIFA definiu a distribuição de vagas para a Copa de 2010 na África do Sul.
Poucas mudanças na distribuição e, portanto, continua a má distribuição.
O critério só pode ser político mesmo, porque de outra maneira não dá para entender essa tentativa de diminuir mais ainda o nível técnico da Copa.

A Europa continua com 13 vagas, o que é merecido dado o número de países, e países com tradição no futebol e em competições internacionais. A América do Sul continua com as minguadas 4 vagas, e a mudança agora é que o 5º colocado da zona sul-americana, enfrentará o 4º colocado da Concacaf. Antes a disputa era do 5º sul-americano contra a Austrália, mas a Austrália participará das eliminatórias asiáticas.

A África, por exemplo, terá 6 vagas diretas, sem ter nunca tido um título na competição.
A Concacaf, terá 3 vagas diretas, apenas uma a menos que a América do Sul, também sem nunca ter feito nenhum campeão. Está certo, a Concacaf tem 49 filiados. Mas com países que nem seleções devem ter, e sem nehuma representatividade como Belize, Ilhas Caimã, Ilhas Virgens, Aruba, Martinica, Santa Lúcia, Turcas e Caicos(???) e por aí vai. É mais fácil citar os com razoáveis seleções, no máximo, como México e Estados Unidos.

Já a América do Sul, com 3 campeões do mundo, 1 vice-campeão e 9 títulos mundiais, tem apenas 4 vagas garantidas. Já vi argumentos dizendo que Chile, Paraguai, etc não teriam que ter muito peso mesmo, mas discordo, porque certamente essas seleções daqui que ficam de fora, cedem lugar pra times folclóricos mais pelo espetáculo pitoresco (como goleadas sofridas e jogadores de nomes diferentes) do que por qualquer coisa produzida dentro de campo. Penso que a América do Sul mereceria uma 5ª vaga direta, dado os parâmetros atuais.

3 comentários:

Maurício Alejándro Kehrwald disse...

Exijo uma reparação: o México é uma máquina! Outra: Trinidad y Tobago merece vaga nas próximas 2 copas pelo que fez com a Suécia na estréia desta.

Anônimo disse...

Concordo, deveríamos ter a quinta vaga garantida, tem país que não dá , mas aí a politica fala mais alto.

Parabéns pelo blog George.

Passa no meu blog e deixa um coments seria uma honra.

Abração do almeida

GUSTAVO disse...

Mas porra.. Ai metade da América do sul iria p a copa? Acho aqui ta tem q repescar msm... Acho q poderia sim diminuir 1 da Europa e 1 da afriica (ficando 12 e 5) e dar essas vagas p asia, q cresce a cada dia e tem países pra baralho

Postar um comentário

top