Preferências clubísticas em BsAs

O texto abaixo foi publicado em junho deste ano, pelo blogueiro Túlio Bragança, que possui o blog Aires Buenos. Túlio é brasileiro e está residindo há algum tempo em Buenos Aires. O blog dele não é sobre futebol (apesar de tratar do tema algumas vezes), mas é um excelente blog, recomendo a visita.

"Uma das minhas grandes curiosidades na Argentina é saber como é o processo de escolha de você torcer para um time de futebol. Acredito que seja um processo que ocorra ali quando você tem de 7 a 10 anos, em que alguma situação especial ocorra, um jogo inesquecível, um jogador carismático, um título, e que você comece a torcer.
Acontece que 80% dos times da primeira divisão são de Buenos Aires e região metropolitana. Diferente quando você mora em Curitiba e tem 3 opções ou mora em Natal e tem seus times locais. Aqui não, se você mora em Buenos Aires você deve ter uns 15 times. Boca, River, Quilmes, Lanús, Banfield, Argentino Jr, Racing, San Lorenzo, Vélez, Independiente... fora os times de La Plata, que é uma cidade bem perto. Tá certo que se você mora em Rosário você tem o Rosario Central e o Newell's. Mas pro portenho da gema deve ser um momento bem crítico esse de escolha de quem torcer.
Então quando vou pagar o aluguel e o cara que recebe a grana começa a conversar comigo disse que torce pro Nueva Chicago, um time que subiu agora pra primeira divisao, é aí que eu entendo menos ainda. Seria como ser de São Paulo e torcer pro Juventus da Rua Javari. Apenas não entendo."

Túlio Bragança

__________________________

Sobre o time do final do texto do Túlio, o Nueva Chicago, o leitor Zorco (fanático pelo Internacional e por futebol) nos enviou o vídeo abaixo. O vídeo mostra mais uma torcida bastante vibrante, fazendo festa e cantando. Mas até aí seria normal.O impressionante deste vídeo é que se vocês repararem na narração, o Nueva Chicago está sendo rebaixado neste jogo. E observem a reação da torcida. O apoio completamente incondicional ao clube.
Agradeço ao Zorco pela dica.







1 comentários:

Túlio disse...

Muito bom esse video, a maneira de torcer aqui realmente è diferente. Valeu pela citaçao! sucesso no blog! um abraço

Postar um comentário

top